António Pinto Ribeiro

Nota biográfica

António Pinto Ribeiro é licenciado em Filosofia (1980, UCL), Mestre em Ciências da Comunicação (1995, UNL), Doutorado em Estudos de Cultura (2015, UCL). Leccionou em várias Universidades Portuguesas e Estrangeiras. Foi diretor artístico e curador responsável em várias instituições culturais portuguesas, nomeadamente da Culturgest e da Fundação Calouste Gulbenkian. Foi comissário geral de "Passado e Presente - Lisboa Capital Ibero-Americana da Cultura 2017". Os seus principais interesses de investigação desenvolvem-se na área da arte contemporânea, especificamente africanas e sul-americanas. Das suas dezasseis publicações em livro destacam-se: Novo Mundo - Arte Contemporânea no Tempo da Pós-Memória (2021), Podemos descolonizar los Museos? (2020), Peut-on décolonizer les musées? (2019), "África os quatro rios - A representação de África através da literatura de viagens europeia e norteamericana" (2017). Como editor destaca: "O Desejo de Viver em Comum" (2018), "Lições, I e II" (2008), "A urgência da Teoria" (2007).

Últimas Publicações

Artigo em Revista Científica

Pinto Ribeiro, António (2022), "A museografia renova-se: a digitalização e a descolonização dos museus", RM - Revista de Museus, 3, 156-161

Livro