Equipa

A Comissão Independente (CI) é constituída por cinco membros externos ao CES, nomeadamente:
 

Catarina Isabel Reis Neves
Licenciada em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental pela Universidade de Coimbra em 1999. Mestre em Psicologia do Comportamento Desviante: Ramo de Vitimologia, pela Universidade do Porto em 2006. Pós-Graduada em Saúde Mental pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa e Lisbon Institute of Global Mental Health. Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Trabalha há mais de 20 anos na área social, da violência doméstica, vitimologia e psicologia da justiça, tendo sido responsável pela criação do Gabinete de Informação e Estabilização da Vítima a funcionar no DIAP de Águeda. Neste momento, é Técnica de Apoio à Vítima e Diretora Técnica de Casa de Abrigo para homens vítimas de violência doméstica.

 

Cristina Ayoub Riche
Presidente do Instituto Latinoamericano del Ombudsman - Defensorias del Pueblo (ILO), no período de 2019 a novembro de 2023, ex-ouvidora geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professora e pesquisadora aposentada do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Pós-graduada em língua e literatura árabes, Mestre e Doutora em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia (UFRJ). É advogada, com registro na OAB/RJ, e mediadora de conflitos, com Pós-Graduação em Direito Civil e Processual Civil. Criou a Ouvidoria do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), bem como a Ouvidoria-Geral da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Foi presidente/coordenadora da Comissão Executiva da Rede Iberoamericana de Defensorías Universitarias (RIdDU), da qual é sócia fundadora.

 

Jorge António Ribeiro Pereira
Membro da Direção da European Network of Ombuds in Higher Education, foi Provedor do/a Estudante da Universidade da Beira Interior (UBI) entre 2021 e 2023. Mestre em Medicina pela UBI, onde foi representante dos/as estudantes em órgãos institucionais como o Conselho Geral da UBI e os Conselhos Pedagógico e de Faculdade da Faculdade de Ciências da Saúde. Esteve envolvido na Associação Académica da UBI, tendo, entre outras funções, sido vice-presidente da Direção e presidente da Mesa da Assembleia Geral de Estudantes. É membro do Conselho Consultivo da International Student Participation Network. É fluente em Português, Inglês e Espanhol.

 

Maria Eduarda Proença de Carvalho
Iniciou a sua carreira em 1991 como advogada no escritório de Daniel Proença de Carvalho. Em 2009, entra como sócia na Proença de Carvalho e Associados, tendo ingressado na Uría Menéndez-Proença de Carvalho em 2010 com a fusão de ambas as sociedades. A sua atividade é centrada na área de Contencioso, Penal, Direito de Família e Sucessões, na qual se especializou, tendo criado o referido departamento na UM-PC. Foi membro permanente da Associação Portuguesa de Mulheres Juristas e da Associação Brasileira de Mulheres Juristas. Vogal do Conselho Distrital de Lisboa da Ordem dos Advogados em três mandatos e sua tesoureira. Foi vice-presidente da Direção da Special Olympics Portugal.

 

Michaela Antonín Malaníková
Provedora do/a Estudante na Faculdade de Letras da Palacky University, República Checa, desde novembro de 2020. É Professora de História Medieval no Departamento de História, Palacky University, com investigação em história social urbana, história da família e história de género. Colaborou durante vários anos com uma ONG de direitos humanos em campanha pelos direitos da mulher, e atualmente é membro da Câmara de Especialistas de Género da República Checa. É membro da Direção da European Network of Ombuds in Higher Education, e membro do comité da Plataforma de Provedorias Escolares na República Checa. É fluente na língua portuguesa.