Encontro

Capitãs de Abril: Revolução em Conversas

22 de março de 2014, 15h00

República Rosa Luxemburgo (Coimbra)

Resumo

Esta iniciativa reunirá várias mulheres que combateram ativamente o fascismo e que ajudaram na concretização do 25 de Abril. Neste debate, será abordado o papel das mulheres pré-revolução, nomeadamente, as lutas concertadas contra a ditadura, o envolvimento em coletivos anti-fascistas e a ação individual. Aproveitar-se-á o momento para avaliar se as conquistas decorrentes da revolução influenciaram a visibilidade das mulheres no espaço público.

Oradoras convidadas:
- Aurora Rodrigues - Magistrada do Ministério Público e ex-presa política, autora do livro "Gente Comum - Uma História da PIDE"
- Isabel do Carmo - Endocrinologista no Hospital de Santa Maria e resistente anti-fascista
- Raquel Freire - Cineasta, escritora e ativista dos direitos humanos.Realizou e escreveu o argumento das longas metragens de ficção "Veneno Cura" (2007), " A Vida Queima" (2007), "Rasganço" (2001) e a curta metragem "Rio Vermelho" (1999).
- Regina Marques -  Professora da Escola Superior de Educação de Setúbal e Dirigente do Movimento Democrático das Mulheres

Moderação: Manuela Cruzeiro (CES)

Organização: Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, não te prives – associação de defesa dos direitos sexuais e República Rosa Luxemburgo, no âmbito da Comemoração dos 40 anos do 25 de Abril