Encontro

30 de maio de 2013, 10h00

Colégio das Artes da Universidade de Coimbra | Coimbra

Resumo

Este Encontro consiste num dia de conferências e mesas redondas refletindo sobre a relação entre Arte e Universidade nas suas múltiplas vertentes, nomeadamente na investigação académica, dividindo os painéis por 3 temas: Arte e Investigação; Arte como Investigação; Investigar Arte.

Manhã:
Mesa 1. ARTE E INVESTIGAÇÃO
Miguel Leal (artista/Professor na Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto)
António Pinho Vargas (músico/Professor na Escola Superior de Música de Lisboa/ investigador do CES)
Jorge Figueira (arquiteto/crítico/Professor no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra/investigador do CES)
Moderadora: Maria João Gamito (artista/Professora na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa)

Tarde:
Mesa 2. ARTE COMO INVESTIGAÇÃO
Lúcia Matos (Professora na Faculdade de Belas‐Artes da Universidade do Porto)
João Onofre (artista plástico)
Manuel Portela (artista/Professor na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
Moderador: António Olaio (artista/Diretor do Colégio das Artes da UC/Professor no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra/investigador do CES)

Mesa 3. INVESTIGAR ARTE
Pedro Pousada (artista/Professor no Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra/investigador do CES)
Joana Cunha Leal (Professora na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa)
Rita Marnoto (Professora na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra)
Moderador: Delfim Sardo (curador/Colégio das Artes da Universidade de Coimbra)

KeyNote Speakers: James Elkins (Crítico de Arte e Historiador de Arte. Professor na School of Art do Art Institute of Chicago, onde é também E.C. Chadbourne Chair no Department of Art History, Theory, and Criticism) e Filomena Molder (Escritora e Filósofa/Professora na Universidade Nova de Lisboa)

Observadores participantes: Fernando Matos Oliveira | Liliana Coutinho | Luis Umbelino | Nancy Duxbury | Nuno Crespo | Nuno Grande | Pedro Tudela | Susana Mendes Silva | Tiago Castela

INSCRIÇÕES (limitadas a 70 participantes)
Geral: 25€ | Estudantes: 10€

Organização conjunta do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (Unidade Orgânica dedicada a Estudos Avançados em Arte Contemporânea), Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra e Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.