Conversa

18 de abril de 2013, 9h00-12h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo (*):

Com esta sessão convidamos-te a conhecer melhor os edifícios de Coimbra e de Penacova. Verás como as cores e as texturas marcam a imagem antiga de Coimbra e de Penacova. Vais descobrir como se fazem algumas das cores utilizadas para colorir os centros históricos, e aprender alguns conceitos de cor – cores acromáticas e cores complementares – importantes para a definição de um Plano de Cor de uma cidade. Vais descobrir, também, que os edifícios históricos para além das tintas de cal, têm outros elementos a participarem na cor do edifício, nomeadamente a pedra, as argamassas de cal, a caixilharia de madeira das janelas e das portas, entre outros. A atividade será antecedida de uma breve apresentação de algumas das técnicas tradicionais identificadas nos revestimentos e acabamentos dos edifícios do Centro Histórico de Coimbra, e de alguns conceitos de cor.

Atividade no âmbito do "Ciclo de Encontros Património & Reabilitação Urbana"

Nota biográfica

Pedro Providência (Centro de Estudos Sociais da UC, Departamento de Arquitectura da FCTUC) é aluno de doutoramento em Arquitetura, na Universidade de Coimbra – especialidade em Arquitetura e Construção, com o tema de estudo: “Bases para um Plano de Ação da Salvaguarda dos Revestimentos e Acabamentos Tradicionais em centros históricos – o caso de estudo do Plano de Cor do Centro Histórico de Coimbra”. Tem realizado atividades de consultoria e emissão de pareceres técnicos na área do Património Arquitetónico, designadamente ao IGESPAR e ao Mosteiro de Santa Clara-a-Velha (DRCCentro). Exerceu atividade de Técnico Superior de Arquitetura no Instituto Português do Património Arquitectónico e Arqueológico. Mestre em Recuperação do Património Arquitetónico e Paisagístico, com publicação de inúmeros artigos científicos e apresentação dos resultados em conferências e encontros da especialidade. Desde 2004 tem participado ativamente em projetos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

(*) NOTA IMPORTANTE: A participação nesta conversa é exclusiva para convidados.