Conferência

José Forjaz, Reflexões de Coimbra

José Forjaz (Universidade Eduardo Mondlane)

11 de dezembro de 2012, 18h00

Sala 1, CES-Coimbra

Apresentação por Maria Paula Meneses (CES) e Jorge Figueira (DARQ/CES)

texto: Introdução a um slide show

Nota biográfica

Nascido em Coimbra em 1936, José Forjaz emigra para Moçambique em 1952. Diplomado em Arquitetura pela Escola de Belas-Artes do Porto em 1966, e "Master of Science" em Arquitetura pela Universidade de Columbia, em Nova York, em 1968.

Abre escritório próprio em Mbabane, Swazilândia em 1968. Em 1975 retorna a Moçambique onde se integra no primeiro governo do país independente, assumindo sucessivamente os cargos de conselheiro do Ministro das Obras Públicas e Habitação, Diretor Nacional de Habitação, e Secretário de Estado do Planeamento Físico. Desde 1998 assume o cargo de Diretor da Faculdade de Arquitectura e Planeamento Físico (FAPF) da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

Foi professor visitante na Universidade da Pennsylvania em Filadélfia e na Universidade da Califórnia em San Diego nos Estados Unidos, na Universidade de Roma “La Sapienza” e no Instituto Universitário de Arquitectura de Veneza na Itália, na Faculdade de Arquitectura da Cidade do Cabo na África do Sul, e na Faculdade de Arquitectura do CEPT de Ahmedabad na Índia.

Prémio da Fundação Ruth e Ralph Erskine, Estocolmo, em 1989.

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Cidades, Culturas, e Arquitetura (CCArq) e do Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra (DARQ)