Seminário

Memória, História e Narrativa:  Os desafios da escrita da luta nacionalista em Moçambique

Teresa Cruz e Silva (Universidade Eduardo Mondlane)

5 de dezembro de 2012, 10h30

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A constituição das ciências sociais e o desenvolvimento dos estudos multidisciplinares reservaram à memória um papel especial no campo das ciências sociais. Hoje, ela é vista e tratada como um instrumento essencial na criação e preservação de identidades, sejam individuais ou coletivas, mas também como um poderoso instrumento de poder. Os “usos e abusos da memória” envolvem entre outros aspetos, o esquecimento e suas estratégias, o perdão e a manipulação, cuja compreensão é fundamental para a escrita da narrativa histórica. Trazemos assim para debate, questões como memória, esquecimento, manipulação de fontes, reinterpretação e reapropriação, na história do movimento nacionalista em Moçambique, particularizado em algumas experiências da luta clandestina no Sul de Moçambique.

Nota biográfica

Teresa Cruz e Silva. Doutorada em História Social, é Professora Catedrática da Universidade Eduardo Mondlane (Moçambique), onde tem exercido numerosas atividades entre a docência/pesquisa. Os seus interesses de pesquisa centram-se na História Social contemporânea de Moçambique e África Austral; nacionalismo e movimentos nacionalistas em África; religião e sociedade; juventude e identidades sociais; segurança regional e estudos de género. Presidiu ao Comité Executivo do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA) entre 2005 e 2008, integrando igualmente vários conselhos editoriais e científicos de revistas nacionais e internacionais.

Com uma vasta obra publicada, destacam-se:
- Como Fazer Ciências Sociais e Humanas em África: Questões Epistemológicas, Metodológicas, Teóricas e Políticas - Textos do Colóquio em Homenagem a Aquino de Bragança (org. com João Paulo Borges Coelho e Amélia Souto. 2012);
- O Público, o Privado e o Papel Social das Universidades em África (2010);
- Género e Governação Local: estudo de caso na província de Manica, distritos de Tmbara e Machaze (com C. Osório, 2009);
- Buscando sentidos: Género e Sexualidade entre jovens estudantes do ensino secundário, Moçambique (com C. Osório, 2008);
- Lusofonia em África: história, democracia e integração africana (org. com M. Araujo e C. Cardoso, 2005);
- Moçambique e a Reinvenção da Emancipação Social (org. com Boaventura de Sousa Santos, 2004).

Nota: Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe)