Lançamento do livro

'Sociedade de Austeridade e Direito do Trabalho de Exceção' de António Casimiro Ferreira

23 de abril de 2012, 18h30

Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra

A apresentação do livro será efetuada por Jorge Leite (Professor jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra) e José Reis (Diretor da FEUC e investigador do CES).

Resumo

O livro ‘Sociedade da austeridade e Direito do Trabalho de exceção’ (Editora: Vida Económica | 2012) resulta da reflexão desenvolvida pelo autor, versando temas marcados pelo atual momento de crise em que vivemos. Identificam-se algumas das consequências sociológicas associadas à implementação das medidas de austeridade, prestando-se especial atenção às alterações introduzidas na esfera laboral. Partindo de uma discussão geral em torno da noção de sociedade da austeridade, o autor desenvolve uma análise crítica centrada nas questões do medo social e do poder. No quadro de uma perspectiva sociojurídica sugere que o conceito de direito do trabalho de exceção ilustra os resultados normativos decorrentes da aplicação das medidas de austeridade.

Nota biográfica

António Casimiro Ferreira é Doutorado em Sociologia do Estado e do Direito pela Universidade de Coimbra, Professor auxiliar da Faculdade de Economia e investigador do Centro de Estudos Sociais da mesma Universidade. Em 2006 foi distinguido com o Prémio Agostinho Roseta. Atualmente, é coordenador do Núcleo de Sociologia da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e cocoordenador do Programa de Doutoramento Direito, Justiça e Cidadania no séc. XXI. Entre 1999-2002 foi assessor do Secretário de Estado do Emprego e Formação Profissional e do Ministro do Trabalho e Solidariedade Social. Membro da Comissão do Livro Branco das Relações laborais entre 2006 e 25 de Setembro de 2007, colaborador da Organização Internacional do Trabalho, é Árbitro Presidente do Conselho Económico e Social.

NOTA: Atividade no âmbito do Colóquio Internacional “Direito(s) e Desigualdades”.