Ativismo linguístico e não binaridade no Brasil: uma questão de neutralidade?

Rodrigo Borba (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

22 de abril de 2024, 14h00

Evento em formato digital

Neste seminário, discuto o fenômeno popularmente conhecido no Brasil como “linguagem neutra”, uma estratégia linguística proposta e disseminada por pessoas não-binárias cujo intuito é questionar a organização binária da ordem de gênero. Entretanto, o discurso do senso comum, da mídia, do campo político conservador e até mesmo de certas áreas da ciência linguística brasileira perpetuam caricaturas e estereótipos sobre este fenômeno (e sobre a comunidade a que é vinculado), pois partem da ideia errônea de que se trataria de uma tentativa estranha à língua de acrescentar um “terceiro gênero” gramatical no português brasileiro.

Este entendimento, em grande medida, se deve à invisibilização de pessoas não-binárias tanto do debate público quanto acadêmico. Com base em uma etnografia multissituada e um corpus composto por dados de redes sociais, trabalho de campo em um coletivo LGBTQ+ e entrevistas com pessoas não-binárias, argumento empiricamente que a “linguagem neutra” apresenta desafios muito mais ousados do que simplesmente adicionar novas formas no sistema linguístico.

Para tanto, a aula terá três partes distintas que se complementam. A primeira parte da aula se concentrará em definições e conceitos centrais para o debate sobre ativismo linguístico e inclusão pela linguagem. A segunda parte traça uma breve genealogia de tentativas politizadas para fazer com que o sistema linguístico seja mais inclusivo. Na terceira e última parte, pretende-se, com dados empíricos de pesquisas sobre fenômenos aparentados em inglês, espanhol e português brasileiro, dissipar desentendimentos sobre a “linguagem neutra” e a não-binaridade de gênero, comumente utilizados pelo campo conservador para provocar pânicos morais na população sobre uma pretensa destruição da família e da nação.

Esta atividade decorre no âmbito do Seminário Género, Linguagem e Comunicação do Programa de Doutoramento em Estudos Feministas.

Nota biográfica

Rodrigo Borba é professor do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada e do Departamento de Letras Anglo-Germânicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi pesquisador visitante da King’s College Londres, Universidade de Birmingham e Universidade de Oxford. Suas pesquisas investigam as relações entre linguagem, gênero e sexualidade em diversos contextos aplicados. Tem dezenas de publicações nacionais e internacionais. Dentre elas, destacam-se os livros O (Des)aprendizado de si: transexualidades, interação e cuidado em saúde (Fiocruz 2016) e Discursos transviados: por uma linguística queer (Cortez 2020). É editor do periódico Gender and Language.

___________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom, sem inscrição obrigatória. No entanto, está limitada ao número de vagas disponíveis > https://zoom.us/j/87043091159 | ID: 870 4309 1159 | Senha: 117645

Agradecemos que todas/os as/os participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. A/O anfitriã/ão da sessão reserva-se o direito de expulsão da/o participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.