SEminário | ECOSOL-CES

Memória, ancestralidade negra e organização da vida material: um olhar sobre as comunidades quilombolas no Brasil

Amélia Alves (IESC)

24 de abril de 2023, 16h00

Sala 1, CES | Alta

Comentários: Luciane Lucas dos Santos (CES)

Apresentação

Neste seminário, evidencio algumas das dificuldades que as comunidades quilombolas enfrentam no desenvolvimento de suas atividades económicas. Estas dificuldades ocorrem por um conjunto de razões: pela falta da posse definitiva do território, pela falta de estruturas de produção e de escoamento da produção, pelo abandono das terras diante da falta de escolas, equipamentos de saúde ou políticas públicas voltadas à comunidade quilombola.

Também serão abordados casos de sucesso, como o da Comunidade de Mata Cavalo (Mutuca). Além de um vídeo especialmente preparado pela comunidade "Mutuca" para este seminário, refletiremos sobre o vídeo "Avós do Brasil", feito pelo grupo "Elementares" de "Lagoinha de Baixo".

Após o seminário, haverá o lançamento do livro "Leis Abolicionistas: Dos Tratados pela abolição do tráfico de Africanos à Lei Áurea - fundamentos do Racismo no Brasil", de autoria de Amélia Alves e publicado pela Editora Entrelinhas.

Nota biográfica

Amélia Alves é historiadora e pesquisadora da diáspora africana para o Brasil, debruçando-se sobre temas como etnografia histórica e formação de Comunidades Rurais Remanescentes de Quilombos. É Mestre pela Universidade Federal do Mato-Grosso e Doutora pela Universidade do Porto, em Portugal. Atualmente, dirige o Instituto de Estudos Socioculturais (IESC). Desenvolve investigação em Racismo e educação numa perspectiva da estruturação do racismo a partir do século XIX no Brasil, Leis Abolicionistas e políticas de branqueamento pós-República. Promove seminários e Jornadas na educação, socializando dissertações de mestrado e teses de doutorado sobre o colonialismo, escravidão e racismo, junto aos professores de escolas públicas do ensino fundamental.