Modelo 3D do Mosteiro de Santa Cruz em 1834

9 de abril de 2022, 15h00

Sala do Capítulo, Mosteiro de Santa Cruz (Coimbra)

Apresentação

Nesta sessão será novamente apresentado o modelo 3D de reconstituição do mosteiro em 1834 e serão exploradas possíveis aplicações operativas do mesmo (Rui Lobo e Mauro Costa Couceiro). Revisitaremos o desmantelamento progressivo do mosteiro, ao longo da segunda metade do século XIX e inícios do século XX, com o apoio de Margarida Relvão Calmeiro, Professora do DARQ-FCTUC. Jorge Cardoso, Professor no DEI-FCTUC, apresentará os resultados de duas teses de mestrado já realizadas, com o desenvolvimento de possíveis aplicações do modelo 3D do mosteiro. José Pedro Sousa, Professor na FAUP, falará sobre o papel da modelação digital na área da investigação em arquitetura e em história da arquitetura. Finalmente, o Arqtº António Monteiro apresentará os últimos desenvolvimentos no modelo 3D do Mosteiro de Santa Cruz em 1834, com a introdução de texturas e materiais

Notas biográficas

Rui Lobo é Professor no Departamento de Arquitetura e Investigador no Centro de Estudo Sociais (CES) da Universidade de Coimbra. É autor de vários livros e artigos no campo da teoria e história da arquitetura dos séculos XVI a XVIII, publicados em Portugal e no estrangeiro, englobando a arquitetura portuguesa, a arquitetura universitária e a arquitetura dos Jesuítas. É, desde 2018, o Investigador Principal do Projeto Santa Cruz, projeto FCT 30704.

Mauro Costa Couceiro é Investigador-Colaborador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra e tem lecionado e desenvolvido investigação em torno de analogias entre a Biologia, a Arquitetura e o Design, em particular na interação de processos analógicos e digitais e suas aplicações tecnológicas. Doutorado pela Universitat Internacional de Catalunya é, desde 2018, Co-Investigador Principal do Projeto Santa Cruz.

Margarida Relvão Calmeiro, licenciada e doutorada em Arquitetura pela Universidade de Coimbra, professora auxiliar convidada do Departamento de Arquitetura da FCTUC, docente do Mestrado Integrado em Arquitetura e do Mestrado em Reabilitação Urbana Integrada, sendo cocoordenadora deste último. Desenvolve investigação sobre os processos e políticas de planeamento e intervenção nas cidades e no território português, com enfoque nas questões da reabilitação urbana, da salvaguarda do património e do desenvolvimento sustentável.

Jorge Cardoso é docente do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra e investigador no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra. É coordenador da Licenciatura em Design e Multimédia e leciona disciplinas de Tecnologias da Internet, Design de Meios Interativos, Interacção Pessoa-Computador e Ambientes de Realidade Virtual Interativos. É também membro da Europeana Network Association Members Council.

José Pedro Sousa é Professor Auxiliar na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP), onde fundou e coordena o Digital Fabrication Laboratory (DFL). É licenciado em Arquitectura pela FAUP (Porto), Master em Arquitecturas Genéticas pela ESARQ-UIC (Barcelona), e Doutor em Arquitectura pelo IST-UL (Lisboa), tendo sido Special Student no MIT (Cambridge, MA) e Visiting Scholar na UPenn (Filadélfia, PA). Atualmente é membro da High-Level Roundtable da New European Bauhaus.

António Monteiro é atualmente docente convidado no departamento de Arquitetura da FCTUC. Foi docente no Departamento de Arquitetura e Paisagem da Escola Universitária Vasco da Gama, em Coimbra. Lecionou Animação 3D no curso de Arte e Design da Escola Superior de Educação de Coimbra. Colabora regularmente com profissionais e organizações nas áreas de Arquitetura, Desenho e Design. Foi bolseiro de investigação no Projeto Santa Cruz entre 2019 e 2020. Nos tempos livres dedica-se à arte digital, urbana e temáticas alternativas, elaborando diversas propostas para exposições e atividades artísticas.