Apresentação de livro

«O Estado do Racismo em Portugal. Racismo antinegro e anticiganismo no direito e nas políticas públicas» | Org: Silvia Rodríguez Maeso 

18 de novembro de 2021, 18h30

Auditório, Museu do Aljube Resistência e Liberdade (Lisboa)

Apresentação

O livro será apresentado por Silvia Rodríguez Maeso (organizadora do livro, CES), Danilo Cardoso (Grupo EducAR; doutorando em Antropologia - ISCTE/NOVA), Cláudia Silva  (Professora auxiliar convidada na NOVA FCSH e no Instituto Superior Técnico. Investigadora Integrada no ITI-LARSyS) e José Semedo Fernandes (advogado).


Sinopse

O debate sobre o racismo em Portugal está atrelado à reciclagem de mitologias que atualizam os legados do colonialismo e da escravização racial. As disputas em torno da intencionalidade e natureza de atos ou episódios — «será que é mesmo racismo?» —, das credenciais não racistas das pessoas brancas — «racista, eu?!, se tenho amigos negros» — ou da priorização dos problemas sociais submetidos a intervenção institucional — «a delinquência juvenil nos guetos africanos e ciganos» — exemplificam a sedimentação do racismo e de soluções políticas que impedem que o confrontemos a partir da abordagem da justiça racial.

O Estado do Racismo em Portugal (Tinta-da-China, 2021) pretende contribuir para a descodificação do racismo institucional, identificando e analisando as práticas rotineiras que promovem a ordem racial antinegra e anticigana em diversos contextos da sociedade portuguesa: na implementação da legislação de combate à discriminação e ao ódio racial, nas políticas de segurança e policiamento, nos dispositivos de proteção das «crianças em risco», nos órgãos de comunicação social e nas respostas à precariedade e à segregação residencial.

Os textos procuram debater horizontes políticos antirracistas e libertadores.