25.ª Oficina APDR

Inovação Social Para a Sustentabilidade: Compreendendo os Desafios Contemporâneos para o Desenvolvimento Regional

28 de setembro a 2 de outubro de 2020

Evento em formato digital

Apresentação

As sociedades contemporâneas estão a enfrentar uma fase de turbulência a nível social, económico e ecológico. A inovação social surge da vontade de transformar ideias em ação de modo a dar uma resposta aos problemas e a contribuir para soluções quando as políticas públicas falham em providenciar respostas efetivas. Apesar da fragmentação da área, a Ciência Regional tem sido um catalisador importante para a investigação sobre a inovação social através da atenção dada às respostas territoriais inovadoras face às necessidades sociais emergentes.

É neste contexto e com estas premissas que a 25ª oficina APDR Inovação Social Para a Sustentabilidade: Compreendendo os Desafios Contemporâneosbpara o Desenvolvimento Regional é desenvolvido. De fato, o objetivo principal é discutir o estado da arte da inovação social na Ciência Regional, e debater desafio contemporâneo da sustentabilidade enquanto promove a reflexão e a partilha de conhecimento sobre práticas de inovação social ligadas à sustentabilidade e ao desenvolvimento regional. Para além disso, esta oficina também pretende estimular um diálogo intrassectorial entre investigadores, ativistas, órgãos de governança locais, regionais e nacionais, associações, organizações não governamentais, praticantes da inovação social e empreendedores sociais, e contribuir para a visibilidade da inovação social como tema central para a transformação da sociedade em direção a um futuro mais sustentável.

A oficina é organizada pela APDR – Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional e pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com o apoio do CinTurs – Centro de Investigação para o Turismo, a Sustentabilidade e Bem-estar da Universidade do Algarve. Este workshop também beneficia do apoio do projeto Atlantic Social Lab, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (ERDF) através do Programa de Cooperação da Área Atlântica INTERREG (EAPA_246/2016).

Devido à pandemia de Covid-19, o evento é realizado online, em formato webinar, a começar no dia 28 de setembro até ao dia 2 de outubro 2020.

O primeiro dia da oficina é dedicado à sessão de abertura, enquanto que a partir do dia 29 de setembro até ao dia 1 de outubro, decorrerá a apresentação e discussão dos temas principais. Os tópicos de discussão, entre outros, estão relacionados com a inovação social, a inovação em microescala, a inovação transformativa, as transições sustentáveis e com projetos de sustentabilidade baseados na comunidade. Estes tópicos estão divididos em cinco categorias principais que correspondem a um número igual de sessões paralelas. Nomeadamente, os assuntos estão classificados nas seguintes secções: i) turismo e renovação territorial; ii) espaços para a inovação social sustentável; iii) aprendizagem para a inovação social; iv) inovação social e comunidades; e v) dinâmicas regionais.

O último dia da oficina integra uma discussão de grupo) sobre “O Potencial Transformador da Inovação Social para o Desenvolvimento Regional”. Este grupo focal é desenvolvido pelo projeto Atlantic Social Lab, cofinanciado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (ERDF) através do Programa de Cooperação da Área Atlântica INTERREG (EAPA_246/2016) e tenciona ser uma sessão participativa cujo objetivo é promover uma discussão multinível e multissectorial sobre a importância da inovação social para o desenvolvimento regional. Contará com a presença de um grupo de organizações que tem um papel fundamental no desenvolvimento económico e social da região do Algarve, incluindo os vencedores do concurso Parcerias para o Impacto, promovido pelo Portugal Inovação Social. Algumas considerações finais fecharão então o evento, deixando espaço para a reflexão.