Seminário #19 | «Conversas Desconfinadas»

Representações mediáticas, alterização e securitização na pandemia

Ana Cristina Pereira

Gaia Giuliani

Rita Santos

Sílvia Roque

10 de novembro de 2020, 16h00 (GMT)

Evento em formato digital

Intervenções no âmbito do projeto (DE)OTHERING | Desconstruindo o Risco e a Alteridade: guiões hegemónicos e contra-narrativas sobre migrantes/refugiados e "Outros internos" nas paisagens mediáticas em Portugal e na Europa (POCI-01-0145-FEDER-029997)

Décima nona sessão do ciclo de seminários «Conversas Desconfinadas». A redução drástica da interação social gerada pela atual pandemia reforçou o papel crucial da comunicação social na interpretação e produção de realidades, palco de disputa de narrativas de teor sanitário, punitivo, securitário, entre outras. Esta conversa pretende discutir algumas dessas narrativas e seus impactos, colocando a enfase em dois aspetos particularmente relevantes: por um lado, a produção de alteridades “perigosas”, através de representações de determinado grupos como origem e disseminadores do vírus; por outro lado, o recurso frequente a expressões que remetem para uma analogia entre a pandemia e a guerra, através do qual se substitui, muitas vezes, o “inimigo invisível” por inimigos “visíveis”, assim designados pelo seu potencial de contaminação.

Os seminários das «Conversas desconfinadas», de acesso livre, centram-se na pandemia, nas suas implicações nas múltiplas dimensões que preocupam a comunidade CES, entre outros temas que importam debater atualmente.

_______________________________

Esta atividade realiza-se através da plataforma Zoom e está limitada ao número de vagas disponíveis:

Agradecemos que todos/as os/as participantes mantenham o microfone silenciado até ao momento do debate. O anfitrião da sessão reserva-se o direito de expulsão do/a participante que não respeite as normas da sala.

As atividades abertas dinamizadas em formato digital, como esta, não conferem declaração de participação uma vez que tal documento apenas será facultado em eventos que prevejam registo prévio e acesso controlado.

Ciclo de Seminários Online

Conversas desconfinadas