Conferência inaugural do ciclo "Riscos (d)e Trauma"

Carlos Veloso (PAM - ONU)

31 de março de 2010, 15h00

CES-Lisboa, Picoas Plaza

Apresentação

Carlos Veloso (Chefe da Unidade de Preparação e Resposta a Emergências do Programa Alimentar Mundial da ONU (WFP – UN) / Coordenador do Programa Alimentar no Haiti)

Comissão Organizadora: José Manuel Mendes, Luisa Sales, Aida Dias e Susana Freiria.

No final da conferência serão celebrados protocolos de colaboração entre o Centro de Trauma – CES e um conjunto de Instituições Nacionais que actuam em ambiente de crise, desastre ou catástrofe. Está confirmada a presença das seguintes instituições:
Associação Nacional dos Alistados das Formações Sanitárias | Associação de Apoio à Vítima | Cruz Vermelha Portuguesa | Direcção de Saúde da Força Aérea | GARE – Associação para a Promoção de uma Cultura de Segurança Rodoviária | Guarda Nacional Republicana | Instituto da Segurança Social | Liga dos Bombeiros Portugueses | Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros da Madeira | Serviço Regional de Protecção Civil e Bombeiros dos Açores.

Nota biográfica

Carlos Veloso, economista de formação é o actual Chefe da Unidade de Preparação e Resposta a Emergências do Programa Mundial Alimentar (WFP – ONU).
Ao longo da sua carreira desenvolveu actividades de consulta nas áreas de áreas de logística, organização e coordenação humanitária, nomeadamente em Angola, Somália, Coreia do Norte e Moçambique.
Em 2003 é nomeado director adjunto operacional para a operação do Iraque, e em meados de 2004 é transferido para o Sudão como Coordenador do WFP para o Darfur.
Em 2007 assume a chefia da Unidade de Preparação e Resposta a Emergências do Programa Alimentar Mundial (WFP – ONU), sediada em Roma. Em meados de Janeiro do corrente ano foi enviado para o Haiti a fim de coordenar as operações do WFP – ONU em resposta ao terramoto que abalou Port au Prince.

Sobre o Centro de Trauma

O Centro de Trauma do CES, sob a coordenação de José Manuel Mendes, sociólogo e Luísa Sales, psiquiatra, foi aprovado pelo Conselho Científico do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra a 25 de Junho de 2009.
Trata-se de uma entidade que pretende promover e difundir o conhecimento sobre a prevenção e a intervenção no trauma psicológico em situações de crise, desastre ou catástrofe, bem como colaborar com instituições envolvidas nestes cenários.
De facto, o tema da intervenção psicossocial no trauma, quer a nível da investigação, da formação de redes, da construção de protocolos de intervenção, quer ainda a nível da formação de técnicos certificados é hoje internacionalmente considerado tema prioritário. Acresce ainda que a actual relevância da transversalidade dos estudos do trauma permite que uma estrutura universitária possa congregar, associar e catalisar diferentes intervenções e instituições que se movem nesta área.
Os eixos prioritários de intervenção do Centro de Trauma do CES assentam:
- na recolha e partilha de informação acerca do tema;
- na investigação e na promoção de redes e protocolos de cooperação;
- no estimular o diálogo interdisciplinar das diferentes áreas do saber que interagem na resposta psicossocial em situações de crise, desastre ou catástrofe;
- no colaborar na formação dos técnicos e do público em geral.

Ciclo de Conferências

Riscos (d)e Trauma