Seminário ECOSOL-CES

Universidade e economia solidária: uma abordagem conceitual e metodológica para intervenção comunitária

Washington Sousa (Universidade Federal do Rio Grande do Norte)

27 de abril de 2018, 17h00

Sala 2, CES | Alta

Resumo

Este seminário procura abordar elementos teóricos e metodológicos do trabalho de incubação e intervenção comunitária, explorando resultados de práticas acadêmicas de pesquisadores na região nordeste do Brasil nos domínios do desenvolvimento e organização comunitária, da gestão de empreendimentos econômicos solidários e da participação juvenil em áreas urbanas e rurais, especialmente em assentamentos da reforma agrária e projetos urbanos de habitação social.

Nota biográfica

Washington Sousa é Doutor em Educação. Realizou Estágio Sênior na Royal Holloway of the University of London (RHUL) - (Capes/MEC), entre 2013 e 2014, pesquisando tendências contemporâneas no financiamento do terceiro setor. Realizou estágio pós-doutoral na Birmingham Business School of the University of Birmingham - (Capes/MEC), entre 2004 e 2005, pesquisando bases históricas da gestão social. É Professor Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua no domínio da Sociedade Civil em temas como economia solidária, reforma agrária, agricultura familiar, trabalho voluntário, gestão de organizações não governamentais e gestão social de políticas públicas. É vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Administração e líder do grupo de ensino, pesquisa e extensão Organização de Aprendizagens e Saberes em Iniciativas Solidárias e Estudos no Terceiro Setor. Coordena o Curso de Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas mediante fomento do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).