Colóquio

Entre o Estado e a Uma Lulik: espaços de identidade, poder e justiça em Timor-Leste

16 de novembro de 2017, 09h30

Sala 1, CES | Alta

Enquadramento


Após a Consulta Popular de 1999, Timor-Leste iniciou um processo de construção de um Estado democrático, liderado inicialmente pelas Nações Unidas e com um forte apoio da comunidade internacional. Passados 18 anos, e com a saída da última missão das Nações Unidas em 2012 e progressiva Timorização do Estado, diversos estudos realizados têm vindo a revelar a centralidade do local, das comunidades (sucos, aldeias, linhagens das casas sagradas) face às estruturas do Estado centralizado em Díli. 

Neste contexto, este seminário visa compreender as diversas articulações/tensões entre o Estado e as comunidades (sucos, aldeias, Uma Lulik), onde a terra e a casa sagrada permanecem lugares de identidade, governação e de justiça. Questões de identidade e reprodução social, governação, justiça e reivindicação de direitos, serão discutidas no amplo quadro de tensão/diálogo existente entre os diversos níveis do local com as estruturas do Estado, que pretende ser unificador de todas estas realidades plurais mas que encontra resistências à imposição de um sistema homogéneo de justiça, de governação e de identidade. Serão abordados, entre outros temas, os processos de construção do Estado e a intervenção das Nações Unidas, a administração local, o papel dos tribunais e das justiças comunitárias, as dinâmicas locais de promoção de direitos, os debates sobre o regime de distribuição e de propriedade das terras e as narrativas de nação, identidade e políticas culturais em disputa.

Este evento apresenta resultados de investigações realizadas por pesquisadores/as do CES, bem como de Timor-Leste e do Brasil, nas áreas de sociologia, direito, antropologia e ciência política.

No âmbito deste Colóquio estará patente uma exposição fotográfica com o tema Diálogos sobre Justiça e saberes em Timor-Leste.