Seminário aberto do Grupo ECOSOL/CES

A educação pela autonomia: aprendizados da Argentina

Erick Morris (CES)

14 de fevereiro de 2017, 17h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O seminário irá abordar algumas iniciativas da rede/movimento Universidade Trashumante que, por meio de práticas de educação popular, trabalha a autonomia como base de uma formação libertadora. Suas atividades são todas autofinanciadas mediante peñas, trabalho coletivo e redes de solidariedade, mantendo-se de modo independente. A partir desta experiência serão levantadas questões que problematizam os desafios que os movimentos sociais têm enfrentado no processo de transformação política atual na América Latina.

Nota biográfica

Erick Morris é Doutorando em Pós-Colonialismos e Cidadania Global (CES/FEUC). Tem como temas de pesquisa educação popular na América Latina, movimentos sociais e democracia. Seu projeto de tese conta com o título de “Universidades Populares e as Epistemologias do Sul”, sob orientação de Boaventura de Sousa Santos (UC) e de Shirley Aparecida Miranda (UFMG). É mestre em Ciência Política pela Florida International University (2004) e licenciado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Trabalhou na Escola Nacional Florestan Fernandes (ENFF) e no Instituto Paulo Freire (IPF). É membro do grupo de pesquisa Curupiras – Colonidades e Outras Epistemologias. É membro do Comitê Editorial del CISEN Revista Tramas (Argentina)

Atividade organizada pelo Grupo de Estudos ECOSOL/CES e pelo Grupo de Pesquisa Curupiras – Colonidades e Outras Epistemologias da Universidade Federal Rural de Pernambuco.