Ciclo

21 de outubro de 2016 a 7 de julho de 2017

CES-Coimbra e outros.

Enquadramento

O ciclo de oficinas Gender Workshop constitui, há já seis anos, um espaço aberto de debate, que procura explorar o potencial epistemológico e normativo das perspetivas feministas na compreensão da vida social. Estas têm vindo a ser abordadas a partir de diferentes contextos sociais, políticos e culturais, privilegiando-se o diálogo entre as mais variadas disciplinas e áreas de investigação.

Em cada sessão, um/a convidado/a apresenta e discute um tema, cruzando-o com a sua própria investigação ou atividade profissional e cívica. Em geral, esta apresentação baseia-se em textos ou outros meios de reflexão disponibilizados previamente. Segue-se um debate com o público.

21 de outubro de 2016, 09h30 | Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
White Innocence in the Academy
Gloria Wekker (Utrecht University)
No âmbito do 2.º Colóquio Internacional em Estudos Feministas "We must all be feminists". O feminismo ocupa lugar.

23 de novembro de 2016, 17h00 | CES-Coimbra, Sala 1
As relações de género em Timor-Leste contemporâneo
Orador/as: Maurício Hashizume, Sara Niner e Teresa Cunha | Comentário: Sara Araújo

12 de janeiro de 2017, 17h00 | CES-Coimbra, Sala 8
Unseen Sounds. Queer and Disabled (In)Visibility
Mara Pieri (CES)

26 de janeiro de 2017, 17h00 | CES-Coimbra, Sala 2
La jurisprudencia del Tribunal Europeo de Derechos Humanos en torno a las decisiones de no procrear de las mujeres o los tentáculos de la Biopolítica
Juana María González Moreno (Universidad de Cádiz)

23 de fevereiro de 2017, 17h00 | CES-Coimbra, Sala 2
Misoginia e Política: o caso do golpe de Estado no Brasil
Augusto Jobim do Amaral (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul) e Fernanda Martins (Universidade do Vale do Itajaí /Universidade Federal de Santa Catarina)

30 de março de 2017, 17h00 | Sala 2, CES-Coimbra
Amores políticos e políticas situadas
Daniel Cardoso (FCSH-UNL / U. Lusófona)

27 de abril de 2017, 17h00 | Sala 2, CES | Alta
'Off-road race': Black venuses between Italian colonial memory and global landscapes
Gaia Giuliani (CES)

25 de maio de 2017, 17h00 | Sala 2, CES | Alta
Procura-se! género na biblioteca pública: ler, estar, classificar, representar
Paula Sequeiros (CES)

29 de junho de 2017, 17h00 | Sala 2, CES | Alta
American Girlhood – O Crescer pós colonial em Jamaica Kincaid e Edwidge Danticat
Gonçalo Cholant (CES/FLUC)

7 de julho de 2017, 14h30 | CES-Coimbra, Sala 2
Novos populismos na política contemporânea: misoginia, racismo e homofobia
Marisa Matias (Eurodeputada)

Organização: Catarina Martins e Teresa Cunha (NHUMEP), Ana Lúcia Santos, Ana Oliveira e Luciana Moreira Silva (DECIDe).