Apresentação de livro/Debate

«Praxe e Tradições Académicas» de Elísio Estanque

19 de outubro de 2016, 17h00

Café Sta. Cruz (Coimbra)

Com a presença de Rui Bebiano (Historiador), Fernando Seabra Santos (ex-Reitor da UC) e José Dias (Presidente da DG-AAC)

Sinopse
Este livro procura mostrar, com recurso a uma grande variedade de casos concretos ocorridos em diversos institutos e universidades e na observação direta (desenvolvida ao longo de várias décadas em Coimbra), a natureza sociológica e histórico-cultural do fenómeno da Praxe. A preocupação é, antes de mais, compreender a sua complexidade e as múltiplas vertentes que permitem compreendê-la. A questão da Praxe é um meio, um ponto de partida, para conhecer as atitudes e formas comportamentais da atual juventude universitária. Em nome da tradição, as atuais gerações de estudantes promovem dinâmicas de grupo e formas de poder simbólico dotadas de grande significado sociopolítico. Entre a função “integradora” e os contornos “violentos” da praxe, a controvérsia instalou-se na sociedade portuguesa, na sequência de casos como a tragédia da praia do Meco, associada a um ritual praxista. É esta a temática abordada no presente livro.

[Elísio Estanque: “A praxe é um fenómeno sociológico complexo e rico na revelação de tendências sociais mais profundas” > Ler entrevista à Notícias UC]