The dominant narratives about human rights and their internationalization

José Manuel Pureza (CES)

21 de novembro de 2016, 15h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Human rights have become one of the most important fields of academic and juridical-political-cultural discourses in recent decades. The emergence of new forms of international and national power relations has been accompanied by the quest for related adjustments in the field of human rights. In this context, international human rights norms and discourses have been appropriated, transformed and/or contested by social groups, governments, intergovernmental organizations and even corporations in different regional, national and local contexts.

Nota biográfica

José Manuel Pureza é Professor de Relações Internacionais na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Tem sido docente convidado em várias universidades estrangeiras: Universidad Torcuato di Tella (Buenos Aires), Pablo de Olavide (Sevilha), PUC de São Paulo e PUC do Rio de Janeiro, Universidad del País Vasco.
É membro da Direção da Associação Portuguesa de Ciência Política.
Integra, como perito, o Painel de Árbitros para Disputas relativas a Recursos Naturais e/ou Ambiente do Tribunal Permanente de Arbitragem. É igualmente Conciliador no quadro da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar.
As suas prioridades de pesquisa incluem os Estudos para a Paz - designadamente as construções teóricas da paz e os estudos críticos sobre segurança - os direitos humanos e o direito internacional.

É conferencista regular do Instituto da Defesa Nacional e do Centro de Direitos Humanos do Ius Gentium Conimbrigae. É membro do "Círculo de Amigos da Aliança", promovido pelo Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações, Jorge Sampaio, da comissão instaladora da Associação Portuguesa das Nações Unidas e integra, como perito, o Painel de Árbitros para Disputas relativas a Recursos Naturais e/ou Ambiente do Tribunal Permanente de Arbitragem.

Seminário organizado pelo Programa de Doutoramento Human Rights in Contemporary Societies