Seminário Aberto do ECOSOL-CES

13 de outubro de 2016, 16h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

O movimento da reforma psiquiátrica brasileira colocou em cena a discussão sobre o direito ao trabalho das pessoas com sofrimento psíquico. Com vistas a fomentar iniciativas de inclusão social pelo trabalho no campo da saúde mental, em 2004, foi firmada uma parceria entre a Área Técnica de Saúde Mental do Ministério da Saúde e a Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego. Esta parceria, além de ter promovido o aumento significativo das iniciativas de inclusão social pelo trabalho, foi responsável pelo desenvolvimento de políticas públicas neste campo, como a Política Nacional de Saúde Mental e Economia Solidária.

O Brasil está delineando um percurso de iniciativas inovadoras no que se refere ao tema da inclusão social pelo trabalho por meio da economia solidária. No entanto, estudos têm mostrado que, apesar do caráter inovador dessas iniciativas, ainda existem dificuldades a serem superadas, principalmente relacionadas à consolidação dessas iniciativas e à emancipação social dos envolvidos.

A proposta do seminário é apresentar este panorama a partir da experiência da investigadora no Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária da Universidade Federal de São Carlos (NuMI-EcoSol/UFSCar), e discutir as perspectivas futuras considerando o atual panorama político e econômico brasileiro.

Nota biográfica

Isabella Lussi é doutora em Ciências, Programa de Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo (2009) e Professora Adjunta da Universidade Federal de São Carlos, vinculada ao Departamento de Terapia Ocupacional, ao Programa de Pós-Graduação em Terapia Ocupacional e ao Núcleo Multidisciplinar e Integrado de Estudos, Formação e Intervenção em Economia Solidária (NuMI-EcoSol) da UFSCar.

Como terapeuta ocupacional, atua na área de saúde mental.

Foi coordenadora do NuMI-EcoSol/UFSCar de outubro/2013 a dezembro/2015.É membro da equipe deste Núcleo desde 2007 e coordena a equipe da Linha de Ação: Inserção laboral de pessoas em desvantagem social por meio da economia solidária.

Atualmente é investigadora de pós-doutoramento no Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito (DECIDe) do Centro de Estudos Sociais

Atividade no âmbito do grupo ECOSOL-CES