Seminário

O sofrimento dos refugiados em Portugal. Diagnóstico médico e erro de análise

Cristina Santinho (CRIA-ISCTE/UL)

18 de fevereiro de 2016, 15h00

Sala 2, CES-Coimbra

Resumo

A doença, ou sofrimento, pertencem a um universo de representações colectivas e não individuais, não constituindo, portanto, uma entidade, mas sim um modelo explanatório que necessita dialogar com outros factores, como por exemplo, o contexto sociocultural de pertença e a experiência subjectiva do paciente. A inclusão de representações das experiências e linguagens locais sobre o corpo é um dado crucial para a reconfiguração da saúde/ doença no discurso clínico e nos debates sobre as políticas de saúde. Mas, quando o universo referencial, entre profissionais de saúde e refugiados, não é coincidente, como acontece em Portugal, a definição do diagnóstico torna-se perigosa, porque reduz o espectro das causas do sofrimento e, por conseguinte, limita a hipótese de cura.

Nota biográfica

Cristina Santinho - Investigadora de pós-doutoramento no CRIA desde Abril de 2013, com o projeto "Refugiados: vulnerabilidade, resiliência e inclusão numa sociedade democrática, em contexto de crise socioeconómica", financiado por bolsa da FCT. Foi bolseira de pós-doutoramento no CIES-IUL, no âmbito do projeto "Saúde e cidadania: disparidades e necessidades interculturais na atenção em saúde às mães imigrantes” (2011/2013). Doutorada pelo Departamento de Antropologia, ISCTE/IUL, com a tese "Refugiados e requerentes de asilo em Portugal: contornos políticos no campo da saúde". Pós-graduação em Global Mental Health: Trauma and Recovery (Harvard Program in Refugee Trauma). Mestrado em Antropologia (parte curricular), especialização em Culturas e Ideologias, Escuela Nacional de Antropologia e História (ENAH), México, D.F. Licenciatura em Antropologia (FCSH-UNL). Investigadora em diversos projetos CRIA: "CARE: care as sustainability in crisis situations"; "T-Share, Transcultural Skills for Health and Care", Exposição "Woundscapes". Consultora do projeto transnacional "Healthy and whealthy together" (Câmara Municipal da Amadora). Pertence a várias redes académicas e associativas internacionais, sobre as seguintes principais temáticas: imigração; refugiados; direitos humanos. Ex-docente de Antropologia na Faculdade de Psicologia da Universidade Lusófona (1990-2013). Técnica superior de Antropologia, coordenadora científica de projetos culturais e de saúde com imigrantes na Câmara Municipal de Loures (2000-2007). Ex-dirigente associativa (GIS: Grupo Imigração e Saúde).