ENTITLE Workshop

Pós-extrativismos, decrescimentos e alternativas de existências: as perspetivas das resistências ecológicas

Joan Martinez-Alier

Stefania Barca

16 de dezembro de 2015, 16h00

Sala 1, CES-Coimbra

Resumo

Em uma oficina organizada pelo projeto ENTITLE (European Network of Political Ecology), propomos uma discussão das resistências populares nos conflitos ecológicos em duas apresentações, seguidas por um debate. Joan Martinez-Alier, professor catedrático do departamento de Economia e História Econômica da Universidad Autonoma de Barcelona, apresentará comunicação onde discute movimentos pos-extrativistas na América Latina e a dívida ecológica estrutural, e conclui com uma demonstração do vínculo entre os movimentos de justiça ambiental e a sustentabilidade. Stefania Barca, investigadora do CES, apresentará comunicação sobre gênero, trabalho e natureza, em uma análise sobre a crise ecológica na teoria e prática feminista. Antes do workshop será circulado trabalhos relacionados aos tópicos. O workshop é organizado e mediado pelo investigador júnior Felipe Milanez, que no dia seguinte fará a defesa da sua tese de doutoramento com o título: "A Ousadia de Conviver com a Floresta": uma ecologia política do extrativismo na Amazônia.

 

Programa

Joan Martinez-Alier, economista ecológico, autor do livro "O Ecologismo dos Pobres" (Ed. Contexto, 2007). Título da apresentação: Ecologia política do extractivismo, justiça ambiental e resistência ecológica popular

Stefania Barca , historiadora ambiental, investigadora do CES. Título da apresentação: Género, trabalho e natureza: a crise ecológica na teoria e na prática feminista


NOTA: Para este encontro sugere-se a leitura dos artigos “Ecología política del extractivismo y  justicia socio-ambiental” de Joan Martínez-Alier e “Labour and climate change: towards an emancipatory ecological class consciousness” de Stefania Barca.
Os interessados deverão enviar um email para fmilanez@gmail.com
 


Evento no âmbito do projeto ENTITLE  - Rede Europeia de Investigação de Ecologia Política, Oficina Ecologia e Sociedade e Núcleo de Estudos sobre Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE)