Conferência

O Programa Sala do Artista Popular do CNFCP: um espaço de encontros, trocas e democratização de saberes tradicionais

Daniel Reis (Centro National de Folclore e Cultura Popular/CNFCP | Centro em Rede de Investigação em Antropologia/CRIA-ISCTE)

22 de outubro de 2015, 17h30

Sala 2, CES-Coimbra

Comentários: José Luiz de Moura Filho (CES) |  Moderadora: Lorena Sancho Querol (CES)


Resumo

Esta conferência tem por objetivo uma conversa sobre o Programa Sala do Artista Popular desenvolvido pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular/Br. Trata-se de uma proposta de trabalho voltada para a pesquisa, documentação, difusão e fomento das artes populares e artesanato tradicional brasileiro criada em 1983 e realizada até os dias atuais. Gradativamente o programa se consolidou como um espaço de encontro e troca de saberes entre equipe do CNFCP e os artífices; entre os artífices e o público de museus e mercado de arte, bem como entre os próprios artífices. Tornou-se, ao mesmo temo, uma referência para a criação de diversas iniciativas análogas no pais, apontando um caminho viável para a democratização, visibilidade e circulação das artes populares no Brasil.


Nota biográfica

Daniel Reis
é antropólogo e pesquisador do CNFCP. Nesta instituição atua em programas como a "Sala do Artista Popular", o "Concurso de Monografias Silvio Romero" e coordena projetos como o "Curso Livre de Folclore e Cultura Popular"; e o ciclo de debates "Um dedo de Prosa". Suas principais áreas de pesquisa são: patrimônios culturais e espaço urbano, objetos, coleções e museus, arte e antropologia, culturas populares. Atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral no CRIA-ISCTE, sobre a circulação das artes populares no mundo contemporâneo.
 

Esta conferência integra a iniciativa "Coleção de Conversas sobre experiências de Museologia Participativa", um produto científico do projecto de investigação SoMus [1]

Atividade no âmbito do Núcleo de Estudos Sobre; Cidades; Cultura e Arquitetura (CCArq)

_________

[1] SoMus (Society in the Museum: study on cultural participation in European local museums) is a research project developed by Lorena Sancho Querol and co-financed by the European Social Fund through the Operational Programme of Human Potential, together with national funds through Portuguese Foundation for Science and Technology (FCT), in the context of the Post-Doctoral Grant with the reference SFRH/BPD/95214/2013. SoMus webpage at: http://www.ces.uc.pt/projectos/somus/