O Arquivo Colonial

Sala 1, CES-Coimbra

Moderação: Fernando Catroga

Notas biográficas

Diogo Ramada Curto é professor na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, e da Cátedra Vasco da Gama em História da Expansão Europeia no Instituto Universitário Europeu de Florença. Os seus principais interesses de investigação situam-se na área da história global, colonialismo, imperialismo e escravatura.

Das suas publicações destacam-se A Expansão Marítima Portuguesa, 1400-1800 (com Francisco Bethencourt; Edições 70, 2010) e Cultura imperial e projectos coloniais: séculos XV a XVIII (Unicamp, 2009).

AbdoolKarim Vakil é professor no King’s College, Universidade de Londres. Tem desenvolvido investigação e publicado nas áreas de história e política cultural e identidade nacional. Atualmente, os seus interesses de investigação recaem sobre as representações do Islão e Muçulmanos no imaginário cultural português.

Das suas publicações, destacam-se entre outros: Moçambique: Memória Falada do Islão e da Guerra (com José Amaro Monteiro e Mário Artur Machaqueiro; Almedina, 2011), e Thinking Through Islamophobia: global perspectives (com S. Sayyid; Columbia University Press, 2011).