Book Chapters
Martins, Catarina (2024), As vozes das que esperam: gramáticas femininas da migração contemporânea no ventre do Atlântico (NO PRELO), in Amanda Palomo Alves, Carolina Bezerra Machado e Marilda dos Santos Monteiro das Flores (org.), África em suas diferentes linguagens: cinema, música e literatura. Rio de Janeiro: UERJ/UFRJ, EDIÇÃO ÁFRICAS
Martins, Catarina (2024), COLONIALISMO, ANTICOLONIALISMO E O "CRIOULO" COMO SUPERAÇÃO. A ESCRITA FICCIONAL E O PENSAMENTO FILOSÓFICO DE MÁRIO LÚCIO SOUSA, in Mário Santiago de Carvalho, Fernando Matos Oliveira e Klédson Tiago Alves de Sousa (org.), CONCORDÂNCIA E DIFERENÇA 'LIBER AMICORUM' PARA JOÃO MARIA ANDRÉ. Coimbra: Intituto de Estudos Filosóficos, 291-302
Martins, Catarina (2023), Transversalidades dos Estudos Culturais - a prática do Centro de Estudos Sociais na Universidade de Coimbra (no prelo), in Universidade de Aveiro (org.), Actas do 1º Congresso da Rede Nacional de Estudos Culturais
Martins, Catarina (2022), "Rompendo os corpus das literaturas nacionais africanas - corpos nus de mulheres negras", in Doris Wieser e Jessica Falconi (org.), DecliNaçõesGénero e nação nas literaturas e culturas africanas de língua portuguesa. Coimbra: CES/Almedina
Martins, Catarina (2019), VISIBILIDADES E INVISIBILIDADES: De la voz de las subalternas al activismo como escucha, in MGiulia Costanzo Talarico (org.) (org.), Mujeres y Derechos Humanos: INFORME DEL DIAGNÓSTICO PARTICIPATIVO DEL PROYECTO MUJERES Y DERECHOS HUMANOS GENERANDO PROCESOS DE REFLEXIÓN, FORMACIÓN Y CONSTRUCCIÓN DE REDES PARA LA INCIDENCIA SOCIAL.. Madrid: Alianza por la Solidaridad, 11-17
Martins, Catarina (2019), "Desalinear abismos en el reverso de lo moderno: perspectivas feministas poscoloniales para un 'pensamiento alternativo de las alternativas'", in Boaventura de Sousa santos; Bruno Sena Martins (org.), El Pluriverso de los Derechos Humanos: La diversid de las luchas por la dignidad.. Madrid: Akal, 487-509
Martins, Catarina (2019), "Desalinhar abismos no reverso do moderno: perspetivas feministas pós-coloniais para um 'pensamento alternativo das alternativas'",, in Boaventura de Sousa santos; Bruno Sena Martins (org.), O Pluriverso dos Direitos Humanos: A diversidade das lutas pela dignidade.. Coimbra: Almedina, 531-554
Martins, Catarina (2019), "Desalinhar abismos no reverso do moderno: perspetivas feministas pós-coloniais para um 'pensamento alternativo das alternativas'",, in Boaventura de Sousa santos; Bruno Sena Martins (org.), O Pluriverso dos Direitos Humanos: A diversidade das lutas pela dignidade.. Belo Horizonte: Autêntica
Martins, Catarina (2019), "Saberes de Outros Corpos. Escrita de mulheres e epistemologias feministas do Sul", in GARCIA, Paulo César, INÁCIO, Emerson. (org.), Intersexualidades / interseccionalidades: Saberes e sentidos do corpo. Uberlândia (MG): O Sexo da Palavra, 385 - 418
Martins, Catarina (2018), ARQUEOLOGIA DE UM PALIMPSESTO: INSCRIÇÕES DO CORPO FEMININO NEGRO NA LITERATURA DE MULHERES AFRICANAS. NIKETCHE. UMA HISTÓRIA DE POLIGAMIA E O ALEGRE CANTO DA PERDIZ DE PAULINA CHIZIANE, LA FOLIE ET LA MORT DE KEN BUGUL E FEMME NUE, FEMME NOIRE DE CALIXTHE BEYALA, in Maria Teresa Salgado, Cinda Gonda, Anélia Pietrani, Cíntia Kütter e Matthews Cirne (org.), Escritas do Corpo Feminino. Diálogos Interdisciplinares.. Rio de Janeiro: UFRJ / Oficina Raquel, 191-201
Martins, Catarina (2018), Rassen, Geschlechter, Tropen. Die Phantasie der Gewalt und die Gewalt der Phantasie in Robert Müllers kulturpolitischen Utopien, in Von Hoff, Dagmar; Brigitte Jirku; Lena Wetenkamp (org.), Literarisierungen von Gewalt. Beiträge zur deutschsprachigen Literatur. Berlin: Lang, 67-78
Martins, Catarina (2016), Gegen den deutschen Spiegel schreiben. Selbstbilder schwarzer Frauen in Deutschland, in on Hoff, Dagmar / Jirku, Brigitte E. / Sousa Ribeiro, António / Sanna, Simonetta(Hrsg.) (org.), Einschnitte - Signaturen der Gewalt in textorientierten Medien. Würzburg: Könnigshausen & Neumann ISBN: 978-3-8260-5922
Martins, Catarina (2016), Mulheres poderosas: género, raça, sexualidade, classe, nação e outras categorias nómadas na literatura contemporânea de mulheres africanas, in Leandro Colling (org.), Desfazendo gênero. Salvador: Univ. F. da Bahia, Univ. Fed. Tiradentes
Martins, Catarina (2015), Descolonizar a 'Mulher Africana'. Os Feminismos entre o Norte e a África, in Eduarda Ferreira et al (org.), Percursos Feministas: Desafiar os Tempos. Lisboa: UMAR / Universidade Feminista, 135-145
Martins, Catarina (2013), Para lá da Representação? Repensar a Violência na Prosa Ensaística de Expressão Alemã do Início do Séc. XX, in António Sousa Ribeiro (org.), Representações da violência. Coimbra: Almedina, 65-82
(2013), "Para lá da Representação? Repensar a Violência na Prosa Ensaística de Expressão Alemã do Início do Séc. XX", in António Sousa Ribeiro (org.), Representações da Violência. Coimbra: Almedina, 65-82
Martins, Catarina (2011), Kartografie des globalen Ichs: Die Metropole in Robert Müllers Manhattan, in Hess-Lüttich, Ernest W.B. et al (org.), Metropolen. Interkulturelle Perspektiven auf den urbanen Raum als Sujet in Literatur. Frankfurt a. M.: Peter Lang, no prelo
Martins, Catarina (2010), Moderne, Imperialismus, Essayismus. Fiktionen der Totalität bei Robert Müller und Robert Musil, in Hanenberg, Peter et al (org.), Rahmenwechsel Kulturwissenschaften. Würzburg: Kenigshausen & Neumann, 147-156
Martins, Catarina (2008), Textual Dis-solutions in the Modernist House of Mirrors, in Irene Ramalho Santos & António Sousa Ribeiro (org.), Translocal Modernisms. International Perspectives. Bern: Lang, p.139-149
Martins, Catarina (2005), Nos limiares do Expressionismo. Irmelin Rose. Die Mythe der grossen Stadt (1914) de Robert Müller, in Ludwig Scheidl (org.), A Cidade na Literatura de Expressão Alemã. Coimbra: Minerva / CIEG, 49-64
Martins, Catarina (2000), Aufstieg und Fall des portugiesischen Reiches in Ludwig Tiecks Tod des Dichters, in Helmut Siepman (org.), Portugal, Indien und Deutschland / Portugal, India e Alemanha, Akten der V. Deutsch-Portugiesischen Arbeitsgespräche. Actas do V encontro Luso-Alemão. Köln / Colónia, 1998, Köln/Lisboa, 2000, 179-186