Image inspired by the illustration of Sel├žuk Demirel, available at: http://bibliotecasemrede.blogspot.pt/2010/12/turbilhao-de-ideias.html
PT

EN

About

PUBLISH: in what language? At what research stage? In which journal? Book, chapter or journal article?

FLOURISH: How to give voice to your themes and concerns? How to ensure quality, organise your text, find co-authors, find rephrasing techniques?

(DO NOT) PERISH: How to manage your time, create routines, organise your writing time and space, stay hydrated, do not forget to breathe … well, you get it!

Scholars around the world have (sometimes inadvertently) joined the race toward visibility, recognition and sustained career in the academia. Early career researchers may feel lost and confused as they receive conflicting messages: amidst the pressure to publish as much and as good as possible, they become aware that research quality and innovation take time and effort, while publishing-related anxiety and stress can take a toll on their health.

Simultaneously, international editors have established mechanisms and procedures to ensure the scientific quality of research publications (e.g. impact factors, peer-review) and continue a few other economic gatekeeping practices as well (e.g. pay-to-view; pay-to-publish). And, to top it all, open-access journals are a big grey area with different levels of quality and reputation.

A renowned research Centre such as Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra has a great potential to keep advancing international research thanks to the current 468 PhD students, 61 junior researchers and 122 post-doc researchers at the Centre. That is why the Centre has invested efforts and resources in stimulating publications by introducing the specific internal support in translation, peer-review and editing. However, PhD students and junior researchers cannot access those services. So the burning questions and conflicting messages remain.

How can young researchers find their way in the ever-changing world of research publications? How can they think big and contribute to the scientific publishing world?

We – fellow researchers and librarians – would like to help. We will not offer ready solutions nor promise to perform writing miracles. What we can do is to share information and practical knowledge of useful techniques and practices of writing, revising, editing, and publishing … hoping that it may help them become more at ease with writing about their research and interacting with academic publishers.

Survive the stampede!

KICK-OFF
2021/2022

2 e 3 de novembro de 2021

Visitas guiadas às bibliotecas das Faculdades com quem o CES tem parcerias de Doutoramento e, ainda, à Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra (BGUC). Estas visitas serão orentadas por Profissionais da Ciência da Informação e direcionadas a alunos/as dos Programas de Doutoramento do CES.


PROGRAMA

2 de novembro, 2021

10h00-13h00 -  Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra
14h30-16h30 - Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra
[Inscrição gratuita, mas obrigatória | Lotação máxima de 20 pessoas]


3 de novembro, 2021
10h00-12h00 -  Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
14h30-16h30 - Publicar Sem Perecer- Kick-Off: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
[Inscrição gratuita, mas obrigatória | Lotação máxima de 20 pessoas]

 

Further information & Registration
Module 1
Recursos da BNS: Catálogo, Bases de Dados; Referenciar, citar; Zotero e Mendeley; Publicações Periódicas: Fatores de Impacto; Orcid

10, 11, 23, 24 de novembro de 2021: 9h30-12h30 / 14h30-17h30  || 2 de dezembro de 2021: 9h30-13h00 / 14h30-17h30 || 7 de dezembro de 2021: 10h00-12h30

Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

Os três módulos desta série destinam-se a partilhar boas práticas de acesso ao conhecimento científico e de uso dos sistemas da ciência de informação. Espera-se que, no âmbito das sessões práticas, os participantes aprendam técnicas de pesquisa e de gestão de informação, bem como de escrita académica, revisão e edição dos textos científicos, enquanto tomam conhecimento das práticas do mercado editorial. A série estimulará os investigadores em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com editoras académicas internacionais e nacionais.

Sobreviva ao turbilhão!


PROGRAMA

1ª Sessão | 10 de novembro, 2021
 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h30: Recursos da BNS e catálogos do SIBUC; Gestão de dados bibliográficos; Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)

2ª Sessão | 11 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 1
9h30-12h30/ 14h30-17h30: Citar e Referenciar: Normas e estilos; Plágio; Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)

3ª Sessão | 23 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h00:  Zotero e Zotero Hands-On - Gestão de conteúdos bibliográficos; Contribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa ZoteroFrancisco Freitas (Doutorando CES; investigador especializado em análise e tratamento de dados)

4ª Sessão | 24 de novembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-12h30/ 14h30-17h00: Mendeley e Mendeley Hands-On - Gestão de conteúdos bibliográficosContribuir para o desenvolvimento de competências na gestão de informação utilizando as ferramentas do programa MendeleyFrancisco Freitas (Doutorando CES; investigador especializado em análise e tratamento de dados)

5ª Sessão | 2 de dezembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
9h30-13h00 / 14h30-15h00: Publicações periódicas e Factores de Impacto. Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)
15h00-17h30: Identificação do/a investigador/a: Iniciação ao ORCIDJoaquim Veríssimo (Gestor de Informação Científica CES, Gabinete de Apoio às Publicações)

6ª Sessão | 7 de dezembro, 2021 | CES-Alta, sala 2
10h00-12h30: Gestão e terapia do stress em contexto académico; Marco Pereira (Professor Associado da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra I Centro de Investigação em Neuropsicologia e Intervenção Cognitivo Comportamental)


NOTA | Inscrições obrigatórias. Lotação máxima de 20 participantes. Pagamento de 25€ pelas 6 sessões e visita aos espaços da UC. Não haverá reembolso caso os/as inscritos/as não compareçam a alguma das formações.

 

Further information & Registration
Workshop 1
Challenge: Sit down and Write

7 de dezembro de 2021, 14h30-17h30

Como podem os/as investigadores/as em início da carreira contribuir para o debate internacional da investigação científica e percorrer o seu caminho no universo das publicações científicas, em permanente mudança?

As Oficinas Senta-te e Escreve do Ciclo Publicar Sem Perecer: Sobreviver ao turbilhão destinam-se a partilhar boas práticas de escrita, em ambiente descontraído e concentrado. No âmbito destas sessões práticas, espera-se que os/as participantes aprendam a controlar o tempo de produção de escrita académica, compreendam a relevância do espaço e das rotinas/hábitos. A série estimulará os/as investigadores/as em início da carreira a sentirem-se mais à vontade na produção de textos e na interação com outros/as participantes.

Sobreviva ao turbilhão!


PROGRAMA

Oficina de Escrita Académica coordenada por Maria José Paiva Fernandes Carvalho (Bibliotecária Coordenadora da Biblioteca Norte|Sul)

[Inscrição 5€ | Lmitada a 20 pessoas]

 

Questions or Suggestions

Share your questions or suggestions here: survive_stampede@ces.uc.pt

The ideas collected in the virtual and physical boxes will help us to guide the practice sessions more according to your interests.