Meeting of Knowledge, Sharing Experiences and Good Practices

Prevention and effective fight against corruption, money laundering and organized crime

March 8, 2018, 09h00

Timor Hotel (Díli, East Timor)

Enquadramento

Este Encontro integra-se no âmbito do Projeto de Apoio à Consolidação do Estado de Direito nos PALOP e em Timor-Leste (PACED). É um projeto, financiado ao abrigo do programa regional de cooperação entre a União Europeia e os PALOP e Timor-Leste, cofinanciado e executado pelo Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, de Portugal, em corresponsabilidade dos Serviços do Ordenador Nacional de Angola.

O PACED prevê a prossecução do objetivo de melhorar a capacidade dos PALOP e de Timor-Leste para prevenir e lutar eficazmente contra a corrupção, branqueamento de capitais e crime organizado, especialmente tráfico de estupefacientes. Além de outras atividades, este Projeto inclui a realização de Encontros entre entidades com competências de prevenção e de combate àquela criminalidade com o objetivo de reforçar, quer a cultura de separação de poderes, quer a cooperação interinstitucional. Esses Encontros terão como entidade facilitadora o Observatório Permanente da Justiça do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, por delegação do Instituto Camões.

Procura-se que participem nos Encontros todas as entidades que têm legalmente competências no âmbito da prevenção e combate à referida criminalidade, tendo como base um Guião de Discussão que procura promover a reflexão crítica sobre o quadro normativo definidor das competências, práticas e cooperação interinstitucional. Participam no Encontro de Timor as seguintes entidades:  Assembleia Nacional – Comissão A; Comissão Anti-Corrupção; Comissão da Função Pública; Comissão Nacional de Aprovisionamento; Comissão Nacional para a Implementação das Medidas Destinadas ao Combate ao Branqueamento de Capitais e ao Financiamento do Terrorismo; Defensoria Pública; Inspeção-geral do Estado; Ministério da Defesa e Segurança; Ministério da Justiça; Ministério das Finanças – Autoridade Aduaneira; Ministro de Estado e Conselheiro para a Segurança Nacional; Parlamento Nacional – GOPAC (Global Organization of Parliamentarians Against Corruption); Polícia Científica de Investigação Criminal; Polícia Nacional de Timor-Leste; Procuradoria-Geral da República; Provedoria dos Direitos Humanos e Justiça; Tribunal de Recurso/Câmara de Contas; Tribunal Distrital de Díli.Unidade de Informação Financeira (junto do Banco Central).