José Luandino Vieira - Diários do Tarrafal

Period
July 1, 2013 to June 30, 2016
Duration
36 months
Funding Entity
Fundação Calouste Gulbenkian
Abstract

O objetivo principal do projeto “José Luandino Vieira – Diários do Tarrafal” é trazer a público o espólio inédito do escritor do tempo de cárcere. Este é um importante testemunho de um tempo político decisivo para a história recente de Portugal e Angola, e da descolonização em geral. Deste modo propomos, por um lado, divulgar a obra inédita de maneira filologicamente bem estruturada, e, por outro lado, comemorar uma grande obra literária de um grande autor angolano e da língua portuguesa.

Outcomes

- Publicação da obra "Diários do Tarrafal", de José Luandino Vieira, em português, numa edição cientificamente bem articulada; - publicação de uma entrevista ao autor e um estudo introdutório que reflita os objetivos científicos enunciados e a sua aplicação como instrumento interpretativo; - dois artigos científicos; - participação  com este significativo contributo nas comemorações dos 50 anos da publicação de "Luuanda"

Partners

Universidade de Bolonha, Itália; Michel Cahen Centre “Les Afriques dans le Monde”, CNRS/Sciences Po Bordeaux, França; Phillip Rothwell Universidade de Rutgers, State University of New Jersey, EUA

Researchers
Margarida Calafate Ribeiro (coord)
Michel Cahen
Mónica Silva
Phillip Rothwell
Roberto Vecchi
Keywords
angolan literature, intimate writing, anticolonial struggle