25AprilPTLab
Interactive laboratory of Portuguese democratic transition

Period
October 1, 2018 to September 30, 2021
Duration
36 months
Funding Entity
Portuguese Foundation for Science and Technology
Abstract

25AprilPTLab é um projeto de investigação que irá desenvolver uma plataforma online sobre a história do período de transição para a democracia portuguesa (antecedentes da "Revolução dos Cravos", sequência e evolução do processo de criação e de afirmação institucional da democracia portuguesa), direcionada à comunidade educativa. A plataforma é composta por um repositório de conteúdos digitais tratados pela equipa de investigação, com a validade documental e o rigor histórico necessário para serem usados em projetos educativos. Inclui também uma ferramenta de autoria, que permite aos professores utilizar os recursos disponíveis para criar conteúdos adequados à sua disciplina (história, português, educação visual, educação musical e outros saberes da área das ciências sociais e das humanidades) e grau de ensino (1º CEB ao Secundário). Os professores podem partilhar os conteúdos na plataforma, contribuindo ativamente para o enriquecimento dos recursos educativos online, sobre esta temática. É um projeto inovador e relevante, que faz uso das TIC para disponibilizar recursos multimédia da história recente de Portugal e do património cultural associado ao período do 25 de Abril, servindo como veículo de memória da herança cultural e política do país para a diversidade europeia contemporânea. Além disso, promove a criação e construção de conhecimento por professores e alunos, incitando ao diálogo e ao reforço das convicções democráticas das novas gerações. Uma pesquisa inicial confirmou não haver em Portugal uma solução que conjugue a possibilidade de usar recursos históricos diversificados, gratuitos e curados por especialistas com uma ferramenta de autoria e um
repositório para publicação dos conteúdos. Para atingir os objetivos, adota-se uma metodologia que inclui atividades de análise, conceção de protótipo, testes, avaliação dos resultados e revisão científica e técnica do produto, envolvendo o público alvo. Todo o processo é baseado em pesquisa rigorosa e reflexiva, espelhando a contribuição da pesquisa documental, do conhecimento científico e da experiência empírica para o desenvolvimento tecnológico. Os conhecimentos serão também disseminados em revistas e conferências científicas, podendo ser relevantes para novos estudos e desenvolvimento futuros e transferíveis para outros ambientes de aprendizagem. Para realizar este projeto, ativamos a sólida parceria entre o Centro de Estudos Sociais (CES) e o Centro de Documentação 25 de Abril (CD25A), formalizada em protocolo de 1991. Trata-se de uma colaboração regular, de longa data, que alia uma das orientações estratégicas do CES, de promover uma avaliação crítica do passado como forma de impulsionar novos modos de reflexão e auto-reflexão sobre a sociedade, com a missão do CD25A de recuperar, organizar e pôr à disposição da investigação científica o valioso material documental disperso pelo país e estrangeiro sobre a transição democrática portuguesa e a história recente do país.

Outcomes

Online platform on the history of the transition to democracy period in Portugal, targetted at primary and secondary school communities.

Partners

Documentation Centre on the Revolution of April 25 

Keywords
portuguese 25 april, digital educational resources, authoring tool, content repository