Colloquium

Thinking Mozambique: Bridges between Academy and Society I

March 19, 2019, 10h00

Room 1, CES | Alta

Programme

Programme

10h – Introduction and words of welcome

Maria Paula Meneses

 

Table 1

10h30 – 12h30 - Contemporary socio-political conflicts

Moderator: Oscar Daniel

Jafar Silvestre Jafar - Quitupo and his "displaced from extractivist capitalism": What does it mean to move from a Communal Village to a Resettlement Village?

Ricardo Raboco - Why did the Return to Violent Conflict in Mozambique (2012-2013) work?

Dulce Maria Passades Pereira - 'Behind each great woman there is a man': social representation of gender behind the scenes of everyday life in Mozambican politics

Q&A

 

12h30 – 14h – lunch

 

Table 2

14h00 -15h30 – Development, risk and security 

Moderator: Ricardo Raboco

Francisco Valente Fumo - La externalización de las políticas migratorias españolas hacia África Sudsahariana: la cooperación al desarrollo como instrumento de contención de la inmigración

Fátima Cordeiro - Evolução Tecnológica e Segurança do Sistema Financeiro

Hélio Nganhane - Análise Crítica de Uso de Esporões como Medida de Estabilização da Erosão Costeira – Caso das Praias da Cidade da Beira e Cidade de Maputo (Moçambique)

Hilário Evirie Njoloe - Desigualdades Sociais em Moçambique: um olhar a partir da Sociologia

q&A

 

15h30-16h00 coffee break

 

Table 3

16h00 – 17h30 – Challenges to intelectual development 

Moderator: Cecília Gonçalves

Vilza Cassamo e Maria João Afonso - Conceções Implícitas da Inteligência em Moçambique: a inteligência definida por leigos e por especialistas em psicologia e em educação

Marta Zefanias Sitoe - Práticas de Literacia na Universidade em Moçambique: Propostas Didáticas para o Desenvolvimento Linguístico e Académico dos Estudantes

Armindo Armando Nhanombe - Saber Fazer, Novo Paradigma da Educação em Moçambique? Será a Solução para a Nossa Educação?

Q&A

 

Table 4

17h30-19h – Gender and Inclusion

Moderator:  Marta Zefanias Sitoe

Denisse Kátia Soares Omar - A Influência dos Factores Socioculturais na Educação Formal das Raparigas em Moçambique: o caso da província de Nampula, 1974- 1992

Paula Lúcia Salvador Machava - Formas discursivas de tratamento das empregadas domésticas em Maputo

Edu Rafael Domingos Manuel - Atitudes face à inclusão escolar de alunos com necessidades educativas especiais (NEE); práticas inclusivas e perceção de autoeficácia dos professores da Escola do Ensino Básico dos Pioneiros – Beira, Moçambique

Q&A