Other Activities

26/07/2015 - Arguente - "Circuito Histórico e Arqueológico da Celebração da Herança Africana na zona portuária do Rio de Janeiro: reinventando histórias, conectando memórias". Dissertação de Doutoramento em Políticas Públicas e Formação Humana/ PPFH, de Carla Nogueira Marques, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

25 de fevereiro de 2 - Arguente - "A dimensão cultural da integração europeia. Capitais europeias da cultura". Dissertação de Mestrado em Estudos sobre a Europa - Europa, as visões do "outro", de Ruthia Portelinha, Escola Superior de Turismo e Hotelaria do Estoril (ESTHE), 9 de Dezembro.

2019 - Arguente - "NOVA PERSPETIVA, NOVA VISÃO. Museu Etnográfico do Rancho Regional da Casa do Povo de Ílhavo". Dissertação de Mestrado em Património Cultural e Museologia, de José Manuel de Almeida Martins, sob a orientação do Professor Paulo Peixoto, Faculdade de Letras, Universidade de Coimbra, Portugal.

2017 - - Arguente - Comissão de Acompanhamento da Tese (CAT), "A Cultura e a Experiência da Cidade. A culturalização da experiência urbana e sua influência na vivência e na apropriação do espaço urbano contemporâneo", Doutoramento em Sociologia, de Rita Isabel dos Santos Henriques, sob a orientação do Professor Claudino Ferreira, Faculdade e Economia, Universidade de Coimbra, Portugal. (11/10/2017)

2016 - - 2016 - Encontro de Museologia Informal. Tema: "Políticas Públicas para Espaços Patrimoniais: olhares cruzados entre Rio de Janeiro, Almada e Maputo". Organização: CES-UC, C.M. Lisboa, ICOM.Pt, Casa da Cerca (Almada), C.M. Almada, UNIRIO (Brasil), PUCRS (Brasil), Universidade Eduardo Mondlane, Maputo. Museu da Cidade, Lisboa (26/01).

2016 - Encontro de Primavera NUOME (Núcleo da Oralidade, Memória e Esquecimento do MINOM Pt.) na Mina de São Domingos (Mértola), Alentejo. Tema: "A vida para além da Mina: as memórias locais no século XXI". (09/06/2016)

2016 - Realização de Oficina temática no Museu-Oficina da Ilha de Canarias (Delta do Parnaíba, Piauí) com o tema: `Princípios e critérios de atuação de um museu de comunidade: definindo linhas de ação para o MOC´ (Novembro de 2016).

2015 - Encontro de Primavera NUOME (Núcleo da Oralidade, Memória e Esquecimento do MINOM Pt.) no Pólo Museológico de Alte, integrado no Museu Municipar de Loulé, Algarve. Tema: "Alte: Aldeia Cultural?". (06/06/2015)

2014 - Encontro de Outono do NUOME (Núcleo da Oralidade, Memória e Esquecimento do MINOM Pt.) no Museu da Guarda. Tema: "Por terras do contrabando: Memórias na 1ª pessoa". (18/10/2014)

2014 - Encontro de Primavera do NUOME (Núcleo da Oralidade, Memória e Esquecimento do MINOM Pt.) no Museu Municipal de Aljustrel. Tema: "Abril de 1974: Ressonâncias Contemporâneas no Alentejo". (05/04/2014)

2013 - Comentadora da mesa temática "O Novo Protagonismo Social e o Património Cultural em Portugal e no Brasil: em busca de novos paradigmas", e moderadora da mesa de debate sobre "A UNESCO, as Listas e os Processos de Patrimonialização da Música: O Fado e os Cantares Alentejanos", no âmbito do "Seminário Internacional sobre Património Cultural: Portugal - Brasil". (CES-UC, 25/01/2013)

2013 - Encontro de Inverno do NUOME (Núcleo da Oralidade, Memória e Esquecimento do MINOM Pt.) no Museu Municipal de Coruche. Tema: "Um Museu: Diferentes Memórias, Diferentes Património". (09/03/2013)

2013 - Encontro de Verão do NUOME Núcleo da Oralidade, Memória e Esquecimento do MINOM Pt.) no Museu Marítimo de Ílhavo. Tema: "Pluralizar as memórias do Mar no contexto museológico". (21/09/2013)

2012 - 1º encontro NUOME, Museu da Ruralidade, Entradas, Castro-Verde. (19/06/2012)

2012 - Debatedora

2010 - Moderação da mesa de debate da Jornada de Trabalho sobre "Património Cultural Imaterial", promovida pela Direcção Regional de Cultura do Algarve e pela Rede de Museus do Algarve, no dia 8 de Março. Fundação Manuel Viegas Guerreiro, Querença.

1999 - Orientação Trabalho final Pós-Graduação - A coleção fotográfica da antiga Direção Geral de Edifícios e Monumentos Nacionais (DGEMN): análise e proposta de organização´. Pós-graduação em Estudos Superiores Especializados em Arte Mobiliário, Luísa Casela, Fundação Ricardo Espirito Santo e Silva (FRESS).

1999 - Orientação Trabalho final Pós-Graduação - "Análise histórica, diagnóstico e Conservação de um Biombo Namban do Museu Nacional de Arte Antiga". Pós-graduação em Estudos Superiores Especializados (CESE) em Arte Mobiliário-FRESS. Aluno: Pedro Salvador.

1998 - "A obra do Grão Vasco: análise histórica, diagnóstico e recuperação de duas pinturas quinhentistas". Trabalho de conclusão CESE-FRESS, Carolina Barata.