Seminar

Professor of interculturalist languages: prospects for language education in the twenty-first century

Edleise Mendes Oliveira Santos (CES)

September 2, 2015, 09h30

Room 2, CES-Coimbra

Abstract

Este Seminário apresentará os resultados parciais de um projeto de investigação em nível de pós-doutorado, cuja principal motivação para a sua proposição é a experiência da pesquisadora como professora e como formadora de professores de língua portuguesa, em contextos de língua materna e também de língua estrangeira e segunda língua.  A percepção de que formar professores de línguas, no mundo contemporâneo, significa prepará-los para além de uma formação em sua especialidade, obriga-nos a pensar de que modo as nossas práticas formadoras podem ser mais eficazes e mais condizentes com as necessidades de nossos alunos em formação. Entre as competências necessárias para a constituição de um professor que atuará no campo da educação linguística está a capacidade de agir em contextos complexos, multiculturais e, muitas vezes, adversos, exigindo desse professor uma postura intercultural. Mas que perfil deve ter esse professor de línguas na contemporaneidade? De que modo as exigências educacionais no mundo contemporâneo afetam a sua formação? Adicionalmente, que formação seria adequada, desejável?  A partir de questionamentos dessa natureza, esta investigação discutiu o perfil do professor interculturalista, em busca uma resposta possível à insegurança e à incompletude que tantos alunos e colegas denunciam em suas práticas cotidianas de ensinar línguas.  Para dar conta dessa perspectiva de gestão e de formação de novos professores de línguas, foi realizada uma pesquisa em duas fases, compreendendo a primeira (Setembro a Dezembro de 2014), o trabalho de campo com professores de língua portuguesa como língua estrangeira, que atuam em variados contextos de ensino, em quatro continentes, com os quais foram realizadas entrevistas prévias e depois aplicados questionários. Na segunda fase (Fevereiro a agosto de 2015), os dados gerados na primeira fase foram tratados e interpretados, à luz das leituras e discussões desenvolvidas nas áreas de referência (Linguística Aplicada, Educação, Sociologia, Antropologia, Estudos Culturais, para citar as fundamentais). Como resultado do processo de investigação, delineamos um quadro de referência, teórico e metodológico, que possa contribuir para a formação de professores de línguas, em processo inicial ou em serviço.

 

Bio note

Edleise Mendes tem mestrado em Estudos Linguísticos (Universidade Federal da Bahia -1996),  doutorado em Linguística Aplicada (Universidade Estadual de Campinas - 2003) e Pós-Doutorado em desenvolvimento no Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra (2014-2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal da Bahia (UFBA), onde atua na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Língua e Cultura (PPGLinC). Dedica-se a estudos sobre a língua portuguesa e os contextos culturais que a abrigam, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua portuguesa, materna e estrangeira, formação de professores, avaliação e produção de materiais didáticos, abordagens interculturais e críticas para o ensino de línguas. É presidente da Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (SIPLE) e coordena o grupo de pesquisa LINCE – Núcleo de Estudos em Língua, Cultura e Ensino (UFBA/CNPQ). Tem variados livros, capítulos e artigos publicados sobre diferentes aspectos relativos ao ensino e à formação de professores de língua portuguesa.

 

Activity within the Democracy, Citizenship and Law Research Group (DECIDe)