(d)e-HATE
Explorando o Ódio Digital: Racismo Online contra Comunidades Imigrantes e Racializadas em Portugal

Period
February 1, 2026 to July 31, 2027
Duration
18 months
Abstract

O projeto (d)e-Hate centra-se no estudo da natureza interseccional do discurso de ódio online, procurando analisar como a intersecção entre racismo e misoginia afetam desproporcionalmente comunidade imigrante do continente asiático e do Brasil (com vista a um estudo comparativo), população portuguesa negra e mulheres racializadas em Portugal. Num contexto em que o discurso de ódio se assume como um desafio global generalizado e múltiplos estudos dão conta desta dimensão, a originalidade do projeto reside no estudo de como as referidas populações são afetadas por narrativas online hostis e discriminatórias e quais as suas perceções sobre o fenómeno. Assumindo um caráter de investigação-ação, o projeto (d)e-Hate procurará avançar numa área pouco explorada em Portugal e formular propostas educativas e de políticas públicas.
Adotando uma perspetiva crítica dos meios de comunicação digitais contemporâneos, o projeto (d)e-HATE adotará uma abordagem decolonial (Quijano, 2000; Mbembe, 2019) e feminista materialista (Wajcman, 2006; Lupton, 2020) para examinar a prevalência, a dinâmica e os impactos do discurso de ódio online dirigido a estas comunidades. O projeto visa analisar como é que as infraestruturas digitais contribuem para a opressão sistémica, ao mesmo tempo que explora estratégias para fomentar a resiliência e promover a equidade através da literacia mediática e recomendações em políticas públicas. O projeto está alinhado com os objetivos da Agenda das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente a Igualdade de Género, a Educação de Qualidade e a Promoção de Sociedades Pacíficas e Inclusivas. 

Outcomes

Do projeto (d)e-HATE resultará um livro editado, artigos científicos e diferentes formas de divulgação de resultados, como um site, workshops, uma conferência internacional e um toolkit.

Keywords
online hate dynamics, intersectional oppression, marginalization narratives, critical literacies
Funding Entity
Portuguese Foundation for Science and Technology