Mental Health and Citizenship. Projects and Experiences in Portugal.

January 13, 2020, 14h00

Room 1, CES | Alta

Bio notes

Pedro Hespanha

Sociólogo. Professor da Faculdade de Economia de Coimbra e Membro Fundador do Centro de Estudos Sociais. Coordenador do Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades do Centro de Estudos Sociais. Tem investigado e publicado nas áreas dos estudos rurais, políticas sociais, sociologia da medicina, pobreza e exclusão social Coordena o Grupo de Estudos sobre Economia Solidária (ECOSOL/CES)

Marilia Veronese

Psicóloga, mestre e doutora em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Realizou estágio sanduíche na Universidade de Havana em 2001 e no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra em 2003, sob orientação de Boaventura de Sousa Santos. Atualmente é professora Titular I da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), sendo pesquisadora associada do grupo de pesquisa em Economia Solidária e Cooperativa (ECOSOL-UNISINOS) e também vinculada ao grupo ECOSOL-CES. Atualmente realiza um estágio pós-doutoral no CES. Tem experiência nas áreas de Sociologia e Psicologia Social, com atuação também na área de Saúde Coletiva.

José Morgado Pereira

Médico Psiquiatra e investigador do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra (CEIS20), no Grupo de História e Sociologia da Ciência e da Tecnologia. As suas áreas de interesse atuais são a história da ciência, a história da psiquiatria, a história da medicina e as humanidades médicas. Doutorado em História pela Universidade de Coimbra, com uma tese intitulada A Psiquiatria em Portugal : protagonistas e história conceptual (1884 -1924).

Ana Maria Araújo

Psiquiatra, Coordenadora da Psiquiatria Comunitária de Leiria Norte e coordenadora da intervenção em Saúde Mental – Pedrogão, 2017. Foi Diretora de Serviço/ psicoterapia, bioética e psiquiatria comunitária na CHPC-Sobral Cid.

Cláudia Nogueira

Investigadora do Centro de Estudos Sociais e membro do Núcleo de Políticas Sociais, Trabalho e Desigualdades (POSTRADE). É Mestre em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Atualmente, é bolseira de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia, frequentando um programa de Doutoramento em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Os seus interesses de investigação centram-se em questões relacionadas com a deficiência e doença mental.

Manuel Viegas Abreu

Professor Jubilado da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. Foi, entre outros cargos, Vice-Presidente e Presidente da Association de Psychologie Scientifique de Langue Française e Presidente da Sociedade Portuguesa de Psicologia. Os seus interesses científicos incidem sobre: História e Epistemologia da Psicologia; teorias da motivação e da aprendizagem; teorias da personalidade; orientação escolar e profissional; reabilitação psicossocial e desenvolvimento comunitário. É co-autor do livro Reabilitação psicossocial e inclusão na saúde mental: da Biologia à Economia da Saúde: da inserção à criação artística.

Graça Capinha

Professora do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC) na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) e Investigadora do Centro de Estudos Sociais. É doutorada em Literatura Norte-Americana pela Universidade de Coimbra. Co-organizadora dos Encontros Internacionais de Poetas da FLUC (1992-5-8-2001-4-7-10), foi também a principal responsável pela criação do Programa de Poetas em Residência da FLUC, programa que coordenou (2007-2012). Dirigiu a Oficina de Poesia.

Carla Andrade

Licenciada em Serviço Social e com pós-graduação em Recursos Humanos, ambas pelo Instituto Superior Bissaya Barreto e mestre em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo, pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. Desde 1995 é Diretora Técnica da Associação Portuguesa dos Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Soure. Fundadora da Cooperativa Deliciosas Diferenças.

Sílvia Portugal

Doutorada em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Professora Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC). Investigadora do Centro de Estudos Sociais (CES), o seu trabalho de investigação tem usado a teoria das redes para discutir as relações entre sistemas formais e informais de produção de bem-estar. Neste âmbito, tem pesquisado sobre a importância da família no sistema de protecção social português, dando especial destaque ao papel das mulheres. Os seus interesses de investigação e pesquisas mais recentes centram-se nas temáticas da deficiência e da doença mental.