roundtable | (Des)Coding Masculinities

Audiences and communication for social transformation

February 7, 2020, 14h00

Room 2, CES | Alta

Notas biográficas

Carla Cerqueira é consultora do DeCodeM. Doutorada em Ciências da Comunicação (especialização em Psicologia da Comunicação) e investigadora em pós-doutoramento em Ciências da Comunicação no Centro de Comunicação e Sociedade de Pesquisa (CECS) da Universidade do Minho.. Os seus atuais interesses de investigação incluem género, feminismos, ONGs e estudo dos media. É Professora Auxiliar na Universidade Lusófona do Porto, Portugal, e mantém um envolvimento ativo com diversas organizações não governamentais portuguesas.

Maria José Brites é Professora Associada na Universidade Lusófona do Porto e membro da Direção do CICANT. Coordena o projeto “Centros educativos com competências digitais e cívicas” – DiCi-Educa (Cofinanciamento Fundação Calouste Gulbenkian e parceria com a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais). Foi coordenadora portuguesa dos projetos RadioActive Europe (531245-LLP-1-2012-1-UK-KA3-KA3) e Media in Action (LC-00644630). Doutorou-se na Universidade Nova de Lisboa (2013) e realizou pós-doutoramento na Universidade do Minho (2014-2017), em ambos os casos com bolsa da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Os interesses de pesquisa incluem áreas como os estudos da juventude, jornalismo e participação, estudos de audiências, literacia para as notícias e literacia cívica.

Marisa Torres da Silva é Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (NOVA FCSH) e investigadora no Instituto de Comunicação da NOVA (ICNOVA). Coordena, desde 2019, o projeto nacional “Discurso de ódio online: comentários às notícias em contexto eleitoral” e foi coordenadora da equipa portuguesa do projeto colaborativo internacional “News as Democratic Resources – Cross Cultural Comparative Research” (2013-2018). É também membro dos projetos internacionais “Fair or Flawed: Experiments on Perceptions of Hate Speech Moderation” (financiado pelo Facebook – Content Policy Research on Social Media Platforms research awards) e “Media Pluralism Monitor (MPM)”, coordenado pelo Centre for Media Pluralism and Media Freedom (CMPF) e co-financiado pela União Europeia. Doutorou-se na Universidade Nova de Lisboa (2010), onde realizou o seu pós-doutoramento (2012-2015). Os seus interesses de pesquisa encontram-se nos estudos dos média e do jornalismo, nomeadamente em temas como a relação entre o jornalismo e os seus públicos ou o pluralismo e a diversidade dos média.

Muleca XIII é compositora e intérprete carioca. Começou a fazer RAP e graffiti em 2006, e desde então é activa em projetos socioculturais através da arte e da educação. Há cinco anos na europa, atuou em Festivais em França e Espanha, teve sua música produzida por Sam the Kid e já esteve em palco e rimas com Gabriel O Pensador e Cone Crew Diretoria. As suas marcas e principais identidades neste universo são as letras de métrica acelerada, o fastflow, as rimas improvisadas afiadas e o freestyle. A artista é integrante do coletivo de artistas Comando S.E.L.V.A , sigla que significa “segue na estrada livre e voa anonimamente”.

Thomas Tufte é consultor internacional no DeCodeM. Professor Catedrático e Diretor do Instituto de Indústrias de Media e Criatividade na Loughborough University, em Londres. É também Investigador Sénior na Universidade de Joanesburgo, desde 2013. Mestre em Sociologia cultural (1989) e doutor em Comunicação (1995). A sua pesquisa tem-se desenvolvido em torno da relação entre media, comunicação, empoderamento cidadã/o e transformação social; comunicação em saúde, em particular na prevenção do HIV/SIDA; media e globalização; storytelling, ficção na televisão (telenovelas) e o seu uso estratégico para articular a transformação social (edutainment).

Victor Marí Saez é consultor internacional do DeCodeM. É licenciado em Ciências da Informação, com especialização em Comunicação Audiovisual pela Universidad Complutense de Madrid, e é mestre e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de Sevilha. É Professor Associado na área de Comunicação Audiovisual e Publicidade pela Universidade de Cádiz, desde 2005. É coordenador do grupo de investigação “Comunicação e Cidadania Digital” e editor do journal Commons. É Professor Visitante em centros internacionais de renome, como a Universidade de Roskilde (na Dinamarca), a Universidade de Bordeaux-3  e o Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra.

Roundtable Series

(Des)Coding Masculinities