roundtable | (Des)Coding Masculinities

Audiences and communication for social transformation

February 7, 2020, 14h00

Room 2, CES | Alta

Resumo

Esta primeira sessão do Ciclo Roda de Conversas "(Des)Codificar Masculinidades" contará com duas mesas redondas.

Na primeira pretendemos discutir de que forma as audiências contribuem para as representações de género que circulam nos media, nomeadamente no que tem a ver com imaginários de masculinidade. Sendo claro que as representações veiculadas e popularizadas pelos meios de comunicação social são determinantes para a forma como entendemos a realidade e como agimos social, cultural e politicamente, é também verdade que as audiências não constituem agentes passivos, que recebem as mensagens de género transmitidas pelos media sem qualquer interpretação crítica. Pelo contrário, as audiências participam num processo contínuo de descodificação dessas mesmas mensagens, que interpretam, aceitam, contestam e negoceiam de acordo com as suas identidades, experiências, crenças, cultura, etc. Assim, algumas das questões que serão debatidas nesta mesa redonda incluem: De que forma e porque é que as audiências se envolvem com conteúdos mediáticos genderizados? Que implicações políticas, culturais e económicas decorrem desta relação entre media e audiências? Este primeiro debate pretende, por conseguinte, destacar a importância da questão do género nos estudos sobre audiências - em particular na vertente das masculinidades.

A segunda mesa redonda estará centrada no papel que os meios de comunicação social desempenham no âmbito da transformação social. Para tal, partirá de uma conceção dos media como espaços de diálogo que são permeáveis à dinâmica social, isto é, como espaços não apenas de (re)produção e legitimação das narrativas vigentes, mas também da sua negociação e contestação. Iremos debater questões como: Que impacto têm os media na transformação social? Quem produz esta transformação, que desafios são colocados a quem a acolhe, e que tipo de reações despoleta? Em que medida a contestação a conceções de masculinidade e a narrativas sobre relações de género vigentes tem sido promovida através dos media? Este segundo debate tem, assim, o propósito de questionar os diferentes tipos de motivações, desafios e impactos que os media têm na esfera da realidade social e numa  transformação emancipatória.


Evento no âmbito do projeto de investigação «DeCodeM - (Des)Codificar Masculinidades: para uma melhor compreensão do papel dos media na construção de perceções de masculinidades em Portugal», financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia através de fundos nacionais (refª: PTDC/COM-CSS/31740/2017) e do NHUMEP | Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz


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