Seminário

Cartografias Coloniais das Violências no Cotidiano das Infâncias: A Educação Como Processo Decolonial

Eduardo Felipe Hennerich Pacheco (PUCPR)

3 de março de 2020, 14h30

Sala 2, CES | Alta

Comentários: Monica Del Vecchio (Especialista em Direitos Humanos Internacionais), Cláudia Luena Marinho (CES) | Moderação: Patrícia Branco (CES)


Resumo

Efeitos advindos dos processos coloniais perduram na violação de direitos e atuam na configuração da pobreza infantil no contexto da América Latina. Na discussão iremos destacar o par pobreza infantil e colonialismo, que ainda andam de mãos fortemente unidas, atuando na violação de direitos de provisão, proteção e participação da infância. Esse cenário que se reproduz com grande frequência em diversos países latino americanos está representado nas falas de meninas e adolescentes da Guatemala, ouvidas mediante entrevistas individuais. A garantia dos direitos da infância requer a superação dos efeitos dos processos coloniais, enraizados culturalmente. Nessa direção, a constituição de processos decoloniais via educação intercultural possibilita que a pobreza infantil na perspectiva multidimensional seja gradativamente desvelada, fornecendo elementos para que os indivíduos, uma vez emancipados, possam superá-la.