Luena Marinho

Luena Marinho, doutorou-se em Sociologia (especialidade Sociologia da Família, Juventude e das Relações de Género) pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, em 2017, com a tese "A presença da ausência - as crianças e os seus modos de viver e representar a família entre Angola e Portugal". É mestre em Sociologia e licenciada em Sociologia do Trabalho, pelo Instituto de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-UL). Colaborou em vários projetos no âmbito do grupo de investigação TL Network - Transnational Lives, Mobility and Gender. As suas principais áreas de interesse de investigação estão relacionadas com infância e juventude, família, mobilidade, migrações e transnacionalismo. Em 2018, foi professora adjunta convidada na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria, onde lecionou e foi responsável pela unidade curricular Antropologia e Sociologia da Saúde.

Marinho, Cláudia Luena (2019), Formas de intervenção municipal na área da juventude, in Maria Manuel Vieira e Vítor Sérgio Ferreira (org.), Juventude(s) do local ao nacional - que intervenção?. Porto: Edições Afrontamento, 67-96

Grassi, Marzia; Marinho, Cláudia Luena (2019), "Mobilidade familiar e contexto escolar - o olhar dos educadores escolares angolanos.", Collectivus - Revista de Ciencias Sociales, Vol. 6, nº 1, 251-277

Marinho, Luena; Grassi, Marzia; Vivet, Jeanne (2016), Formas e características das famílias transnacionais entre Angola e Portugal, in Marzia Grassi, Jeanne Vivet, Luena Marinho (org.), Famílias Transnacionais entre Angola e Portugal Organização e Práticas de Cuidados às Crianças. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais, 101-120