Os Refugiados, a Crise e os Traumas

18 de maio de 2016, 10h00

Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Programa

10h00 - 11h30: Crise dos Refugiados: que Intervenções Psicossociais em contextos potencialmente traumáticos?

Presidente: Teresa Tito de Morais Mendes (Conselho Português para os Refugiados)

Oradores:

• Diana Araújo (Cruz Vermelha Portuguesa/Comité Internacional da Cruz Vermelha)
  • Nataliya Bekh (Assessora na Fundação ADFP)
  • Marco Ramos (Psicólogo docente da Universidade de Aveiro);
  • Teresa Tito de Morais Mendes (Conselho Português para os Refugiados)

11h30 - 12h30: Debate

12h30 - 12h45: Comunicação de Artur Santos Silva (Presidente da Fundação Calouste Gulbenkian)

12h45 - 13h15: Apresentação do Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes - Bruno Brito, Susana Gouveia, Miguel Arriaga (Centro de Trauma)

Almoço

14h30 - 15h30: Sessão de entrega de diplomas aos participantes do II Curso de Formação em Psicotraumatologia do Centro de Trauma/CES.

• António Sousa Ribeiro (Direção do Centro de Estudos Sociais - Universidade de Coimbra)
  • Luísa Sales (Coordenadora do Centro de Trauma)

15h30 - 17h30: A ambivalência da Europa perante o drama dos refugiados

Moderação do Debate - Ricardo Alexandre (Jornalista RDP)

Francisco Seixas da Costa (Embaixador), Margarida Marques (Secretária de Estado dos Assuntos Europeus), Rui Pereira, (Presidente do Observatório de Segurança).

Coffee-break

18h00 - 18h30: Conferência Final - Porque fracassa a Europa na Crise dos Refugiados?  – Sami Naïr (Diretor do Fórum do Mediterrâneo da Universidade Internacional da Andaluzia).