Seminário

Os Refugiados, a Crise e os Traumas

18 de maio de 2016, 10h00

Auditório 3, Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa)

Enquadramento

O Centro de Trauma e o Observatório sobre Crises e Alternativas do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra, em parceria conjunta organizam, no próximo dia 18 de maio, na Fundação Calouste Gulbenkian em Lisboa, um seminário de reflexão sobre a chamada Crise dos Refugiados na Europa, conjuntura potencialmente geradora de traumas.

Os cálculos do ACNUR (Alto Comissariado da ONU para os Refugiados) estimam que nos anos de 2015 e de 2016 cheguem à Europa, através do Mediterrâneo, 1,4 milhões de refugiados.

Para os que procuram sobrevivência, na sequencia de conflitos armados ou de qualquer outra forma de perseguição, a Europa parece emergir como um sonho, um projeto de paz, de esperança. Mas, ultrapassados os múltiplos perigos da viagem, de imediato um outro pesadelo, uma outra desesperante evidência submerge a maioria.

Os europeus, também eles, têm medo. Medo do desvio de fundos, da concorrência laboral, dos atentados, da diferença. Recordam os assassinatos dos cartoonistas do Charlie Hebdo, os mortos do Bataclan, os ataques de Bruxelas.

Diariamente somos confrontados com o choque entre a esperança e a desilusão dos refugiados e constatamos a ambivalência europeia entre a defesa dos direitos humanos e o medo indefinido do Outro.

Por isso, o Centro de Trauma e o Observatório das Crises do CES, na sequência do encerramento do 2º Curso de Psicotraumatologia do Centro de Trauma certificado pela ESTSS (European Society for Traumatic Stress Studies), propõem a realização deste seminário, centrado em dois painéis fundamentais:

- A ambivalência na resposta dos povos e dos países da Europa perante o drama dos refugiados que a demandam;

- A intervenção psicossocial nestes contextos potencialmente traumáticos.

Contamos neste debate com a presença de um vasto leque de intervenientes, especialistas de reconhecido mérito nas áreas em discussão. Entre outros, confirmaram a sua presença:

Bruno Brito (APAV), Diana Araújo (Cruz Vermelha Internacional/Comité Internacional da Cruz Vermelha), Francisco Seixas da Costa (Embaixador), Marco Ramos (Psicólogo docente da Universidade de Aveiro), Margarida Marques (Secretária de Estado dos Assuntos Europeus), Miguel Arriaga (Direção Geral de Saúde),  Nataliya Bekh (Assessora na Fundação ADFPMC), Ricardo Alexandre (Jornalista RDP), Rui Pereira (Presidente do Observatório de Segurança), Susana Gouveia (Cruz Vermelha Portuguesa), Teresa Tito de Morais Mendes (Presidente do Conselho Português para os Refugiados).

A conferência de encerramento estará a cargo de Sami Naïr (Diretor do Forum do Mediterrâneo da Universidade Internacional da Andaluzia).


INSCRIÇÕES GRATUITAS MAS OBRIGATÓRIAS