A Ideia do Inter-Munthu

José Paulino Castiano (Universidade Pedagógica de Moçambique)

21 de março de 2016, 16h00

Sala 2, CES-Coimbra

Comentário: Maria Paula Meneses (CES)

Resumo

Até agora parece haver "consenso" no objecto da interacção necessária entre o "norte" e o "sul" em nós: crítica ao neoliberalismo, novas democracias, o anti/neo/pós-colonialismo, utopias sociais, etc. Mas será que batemos na porta certa na convocatória ao sujeito do sul? Ou ainda sofremos os resquícios da antropologia colonial e do "unanimismo" denunciado por Hountondji nesta busca do sujeito dos saberes?

Nota biográfica

José Paulino Castiano. Sociólogo, Pró-Reitor para Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Universidade Pedagógica de Moçambique (UP)Professor Associado de Filosofia da Educação da UP e Coordenador na UP da Cooperação UMinho/UP. Entre os cargos desempenhados na UP, destacam-se a Direção Científica da Universidade, a direção do Centro de Estudos Pós-Graduados e a coordenação dos grupos de trabalho para a criação do Mestrado em Educação e do grau de Doutor. Tem publicado diversos livros e artigos em revistas internacionais. A sua principal atividade de investigação centra-se nos Sistemas de Conhecimento Endógeno/Indígena em África.

Atividade no âmbito do Programas de Doutoramentos "Pós-Colonialismos e Cidadania Global", "Human Rights in Contemporary Societies" e do Núcleo de Estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito | DECIDe