Simpósio

Ó Fala que Foste Fala: a literatura da tradição oral portuguesa

11 e 12 de junho de 2014

Sala 1, CES-Coimbra

Notas biográficas
 

Adriana Bebiano

Adriana Bebiano é investigadora do Centro de Estudos Sociais e Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). É doutorada em Literatura Inglesa pela Universidade de Coimbra, com a dissertação "Biografias romanceadas: a História contada como delírio" (2003). Foi também na U.C. que obteve os graus de Licenciatura e de Mestrado. Foi membro do Conselho Directivo da Faculdade de Letras (1994-1996) e da Direcção do CES (2000-2002) e atualmente é membro eleito do Conselho Científico da FLUC. Entre as suas actuais áreas de interesse destacam-se os Estudos Feministas, os Estudos Irlandeses e os Estudos Shakespearianos. Presentemente lecciona na Licenciatura em Línguas Modernas, no programa de 2º ciclo em Estudos Ingleses e Americanos e nos programas de 2º e de 3º ciclo em Estudos Feministas, da Faculdade de Letras. É ainda coordenadora dos programas em Estudos Feministas da FLUC.


Ana Paula Guimarães

Ana Paula Guimarães é Professora Associada, doutorada em Estudos Portugueses, especialidade de Literatura Oral e Tradicional. Criou e dirige o Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT) da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboa.

Últimas obras publicadas: Falas da Terra - Natureza e Ambiente na Tradição Popular Portuguesa, Colibri/IELT (2004); Cuidar da Criação - Galinhas, galos, frangos e pintos da tradição popular portuguesa, Apenas Livros (2002); Artes de Cura e Espanta Males - Espólio de Medicina Popular recolhido por Michel Giacometti, Gradiva/IELT (2009); Contas X Contos X Cantos e que + (org. colaboração de Adérito Araújo), Gradiva/IELT (2012).

Dirige a colecção "a IELTsar se vai ao longe" desde nº1 (2003) ao nº 40 (2012), e duas colecções de folhetos de cordel, "À mão de respigar" (desde 2002, 47 folhetos) e "Bilhetes de Identidade" (desde 2002, 41 folhetos).


Arnaldo Saraiva

Arnaldo Saraiva é professor emérito da Universidade do Porto, onde ensinou na Faculdade de Letras, desde 1970 a 2009, salvo nos anos em que ensinou, como professor convidado, na Universidade da Califórnia em Santa Barbara (1978-1979) e na Universidade de Paris – Sorbonne Nouvelle (1993-1994).Também ensinou na Universidade Católica Portuguesa (Porto) desde 2003 a 2009. Foi membro da direcção da Cooperativa Árvore, fundador do Centro de Estudos Pessoanos, presidente da Fundação Eugénio de Andrade, colaborador da Radiotelevisão Portuguesa e da Radiodifusão Portuguesa. Autor de uma vasta obra repartida pelo ensaio, pela poesia, pela crónica e pela tradução, criou as revistas Persona, Terceira Margem e Cadernos de Serrúbia, e tem numerosa colaboração dispersa por revistas e jornais nacionais e estrangeiros. Entre os numerosos livros que publicou incluem-se: Literatura Marginal izada (2 vols., 1975 e 1980) e Folhetos de Cordel e Outros da minha Colecção (2006).

 

Cristina Taquelim

Cristina Taquelim é mediadora de leitura e técnica da Biblioteca Municipal de Beja, instituição onde, desde 1990, coordena o Serviço de Infância. É licenciada em Psicologia Educacional e Pós-Graduada em Ciências Documentais. É responsável, a par dos projectos continuados de mediação da leitura, pelos programas de Narração Oral na Biblioteca, as Palavras Andarilhas e as Mil e Uma Noites Mil e uma Histórias, na biblioteca Municipal de Beja. Tem apresentado diversas comunicações em colóquios e congressos e dinamizado acções de formação para outros mediadores – bibliotecários, técnicos de bibliotecas, docentes e pais. Desenvolve ainda actividade enquanto narradora oral, e nessa qualidade tem participado em diversos encontros em Portugal, Brasil, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Espanha. Integra a equipa do projecto Gulbenkian Casa da Leitura.

 

Feliciano de Mira

Feliciano de Mira é Doutorado em Socio-Economia do Desenvolvimento/Sociologia Económica e das Organizações (co-tutela: Universidade Técnica de Lisboa e École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris). Além de Investigador Associado do CES-Laboratório Associado (Universidade de Coimbra), onde concluiu um Pós-Doutoramento, também desenvolveu investigação noutros Centros, como o SOCIUS – Centro de Investigação em Sociologia Económica e das Organizações, do Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade Técnica de Lisboa, e o Centre des Études Africaines, da EHESS de Paris. Foi docente em várias universidades: ISCTE, Universidade Autónoma de Lisboa; Universidade Eduardo Mondlane, Instituto Superior de Ciências e Tecnologia, Maputo, Moçambique; e Universidade Estadual da Bahia, Brasil. Além de poeta e performer, dedica-se à música e aos audio-visuais, desenvolvendo trabalho de proximidade com as comunidades (colaborando com o poder local, por exemplo, mas também com inúmeras associações locais e regionais, sobretudo no Alentejo).


Graça Capinha (Org.)

Professora Auxiliar do Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas (DLLC), Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, e Investigadora do Centro de Estudos Sociais-Laboratório Associado (CES). É Coordenadora Executiva do Programa inter-e transdisciplinar de 3º ciclo "Linguagens e Heterodoxias: História, Poética e Práticas Sociais" (FLUC/CES). Foi Investigadora Responsável do Projecto Colectivo "Novas Poéticas de Resistência: O Séc. XXI em Portugal" (FCT/CES) e do Projecto Colectivo "Emigração e Identidade" (JNICT/CES), tendo participado na equipa de investigação de vários outros projectos, dentro e fora de Portugal, sobre poesia e poética, e sobre emigração. Dirige a Oficina de Poesia. Revista da Palavra e da Imagem e co-coordena a série "Literatura e Artes" da Colecção CES/Almedina.

 

Isabel Cardigos

Isabel Cardigos, Professora Associada e Assessora Principal na área de apoio ao ensino e à investigação da Universidade do Algarve, aposentada a partir de 2012, foi co-fundadora e diretora do Centro de Estudos Ataíde de Oliveira (CEAO) daquela universidade, dedicado à investigação de Literatura Oral. Doutorada em Estudos Portugueses pelo King' s College, na área de Literatura Oral, criou e co-dirige, com J. J. Dias Marques, a revista Estudos de Literatura Oral (ELO), criou o Arquivo do Conto Tradicional Português e coordenou diversos projectos, de que se destacam: “Catálogo e Arquivo do Conto Tradicional Português”, “Arquivo de Contos e Romances da Tradição Oral”, “Arquivo e Catálogo do Corpus Lendário Português”. Publicou extensamente em livros, revistas e actas de congressos, nacionais e internacionais, e editou diversas obras. A equipa que dirige terminou recentemente o Catálogo dos Contos Tradicionais Portugueses (2 volumes), em vias de publicação.

 

Luís Quintais

Luís Quintais nasceu em 1968. É antropólogo, ensaísta, poeta e professor auxiliar junto do Departamento de Ciências da Vida da Universidade de Coimbra. Como investigador está associado ao Centro de Estudos Sociais (CES). Trabalha actualmente sobre ciências cognitivas e suas implicações para as ciências sociais e humanas, sobre acidentes e sobre arte. Na Universidade de Coimbra, lecciona cadeiras sobre história e teoria da antropologia social e cultural, culturas visuais, literatura e antropologia, antropologia médica e antropologia cognitiva. O seu trabalho encontra-se publicado em revistas portuguesas e estrangeiras. Publicou onze livros de poesia: A imprecisa melancolia (1995), Lamento (1999), Umbria (1999), Verso antigo (2001), Angst (2002), Duelo (2004), Canto onde (2006), Mais espesso que a água (2008), Riscava a palavra dor no quadro negro (2010), Depois da música (2013) e O vidro (2014). Ganhou o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio PEN Clube Português e o Prémio Fundação Luís Miguel Nava. A sua página pessoal na web pode ser encontrada em: luisquintaisweb.wordpress.com

 

Maria da Conceição Ruivo

Maria da Conceição Ruivo é professora catedrática aposentada do Departamento de Física da Universidade de Coimbra e escritora. Doutorada pela Universidade de Coimbra, desenvolveu a sua actividade científica principal na área de Física das Partículas. Outras áreas de interesse: história da ciência, epistemologia, e divulgação científica. Integrou a Comissão Instaladora do Museu de Física da UC, organizou diversas actividades, em particular colóquios interdisciplinares, e actualmente colabora com o Museu da Ciência da UC. Participa em acções culturais e de divulgação cientifica em escolas e bibliotecas e foi escritora convidada do projecto Leituras Furiosas (2012 e 2014), Biblioteca Municipal de Beja José Saramago. Para além de obras de ficção – A Maravilhosa Aventura do Ursinho Chico e de sua Prima Mariana (com Elsa Navarro, il.), Ed. Campo das Letras, 2002, Os Mapas do Silêncio, Ed. Afrontamento, 2010 – tem-se dedicado à recolha e à publicação de literatura de tradição oral: Ó Fala que foste Fala. Décimas de Joaquim Espadinha Afrontamento,2009 (1ª ed.), 2012 (2ª ed. revista e ampliada), 2013 (3ª ed.); Contos de João Pedro Ruivo, Apenas Livros, 2014.

 

Paulo Lima (Sines:1966)

Licenciado em Antropologia (ISCTE-IUL), frequência de pós-graduação em Gestão e Empreendedorismo Cultural e Criativo (INDEG-IUL), mestrando em História Moderna e Contemporânea (ISCTE-IUL).

Director da Casa do Cante (Serpa).

Coordenador do Projecto de Valorização do PCI do Alentejo do Turismo Alentejo e Ribatejo.

Funcionário da Câmara Municipal de Portel.

Membro da comissão executiva (anos 2005-‘09) da candidatura do Fado à lista representativa do património cultural imaterial da humanidade, apresentado à UNESCO em 2009; responsável pela candidatura do Cante Alentejano à lista representativa do património cultural imaterial da humanidade, apresentado à UNESCO em 2012; responsável pela candidatura do Fabrico de Chocalhos à lista do património cultural imaterial da humanidade com necessidade de salvaguarda urgente, apresentado à UNESCO em 2014; coordenador da candidatura da Festa de São João de Sobrado à lista representativa do património cultural imaterial da humanidade, a apresentar à UNESCO.

Ideia, implementação e coordenação científica (anos 2007-’10) do projecto Identidades, programa para a salvaguarda do património cultural imaterial do Alentejo, Direcção Regional de Cultura do Alentejo.

Tem diversos trabalhos publicados, CD’s artigos e monografias, em Portugal e no estrangeiro; participou, passiva e activamente, em diversos eventos científicos nacionais e estrangeiros; coordenou e co-coordenou diversos encontros científicos nacionais e internacionais.

Áreas de interesse: paisagem, salvaguarda e gestão de informação patrimonial; Serra de Portel; história cultural da política; literatura popular, pastoralismo.

Terreno privilegiado: Sul de Portugal.