Palestra-Debate
Johan Galtung / Karl Polanyi
João Rodrigues
José Manuel Pureza
24 de janeiro de 2012, 21h15
Galeria Santa Clara, Coimbra
Johan Galtung por José Manuel Pureza
Karl Polanyi por João Rodrigues
Moderação: Júlia Garraio
Johan Galtung nasceu em Oslo em 1930. É sociólogo de formação mas o seu trabalho incidiu desde muito cedo nos estudos sobre paz e conflitos. Nesse sentido fundou em 1959 o Peace Research Institute of Oslo (PRIO) e o Journal of Peace Research em 1964, operando um corte radical com a orientação que esta área vinha tendo sob influência sobretudo da academica norte-americana. Deve-se-lhe sobretudo a elaboração sobre a natureza multidimensional da violência (física, estrutural e cultural) e uma correspondente reelaboração do conceito de paz. Foi o primeiro titular da Cátedra de Estudos sobre Paz e Conflitos na Universidade de Oslo e, desde 1977, tem sido professor convidado em diversas universidades em todo o mundo. Foi galardoado com o Prémio Nobel Alternativo em 1987 e o Bajaj International Award for Promoting Gandhian Values em 1993. Nesse ano foi cofundador da Transcend (Network for Peace, Development and Environment), uma organização/rede de promoção da paz e da transformação dos conflitos.
Karl Polanyi nasceu em Viena, capital do Império Austro-Húngaro, em 1886. Faleceu, em 1964, em Pickering no Canadá. O seu percurso reflete bem a "Era dos Extremos". Formado em Filosofia e em Direito pela Universidade de Budapeste, refugia-se, nos anos vinte, em Viena onde passa a trabalhar como jornalista económico, tendo tido oportunidade de debater com alguns dos principais economistas liberais da altura, como Ludwig von Mises, na primeira fase do debate sobre cálculo económico em socialismo. É obrigado a fugir de Viena na década de trinta, refugiando-se em Inglaterra, entrando em contacto com os círculos do socialismo ético e da historiografia económica britânicos e lecionando na Worker's Educational Association. Escreve o seu principal livro, "A Grande Transformação", publicado em 1944, já em Vermont, nos EUA. Muda-se definitivamente para os EUA no pós-guerra e leciona na Universidade de Columbia (1947-1953), onde dinamiza um grupo de investigadores dedicados ao estudo da antropologia económica e da história dos sistemas económicos. Da crítica aos liberalismo económico, passando pela reflexão sobre o lugar variável da economia na sociedade ou pela defesa de um socialismo heterodoxo, os contributos de Karl Polanyi são hoje valorizados por todos os que, nas diferentes disciplinas e para lá delas, se interessam pela (re)construção de uma economia política crítica.
Notas biográficas dos palestrantes
José Manuel Pureza (CES) nasceu em Coimbra em 1958. Licenciado em Direito (Universidade de Coimbra, 1981) e doutorado em Sociologia (Universidade de Coimbra, 1996). É professor associado com agregação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra onde cocoordena o Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos. Investigador do Centro de Estudos Sociais desde 1992, ali criou e coordenou o Núcleo de Estudos para a Paz e cocoordena atualmente o Núcleo de Humanidades, Migrações e Estudos para a Paz. Foi deputado entre 2009 e 2011, membro da Comissão de Negócios Estrangeiros e Comunidades Portuguesas e líder parlamentar do Bloco de Esquerda.
João Rodrigues (CES). Economista e investigador no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra onde integra o Núcleo de Estudos sobre Ciência, Economia e Sociedade (NECES). Doutorado pela Universidade de Manchester com uma tese intitulada Are Markets Everywhere? Ludwig von Mises, Friedrich Hayek and Karl Polanyi. O seu trabalho de investigação incide na análise das relações entre as instituições económicas, o comportamento humano e a moralidade e no escrutínio da economia política europeia. Tem artigos publicados nestas áreas em capítulos de livros e em revistas científicas como a Revista Crítica de Ciências Sociais, o Cambridge Journal of Economics ou a New Political Economy.