Órgãos Sociais

Diretor

Conselho Científico

Presidente

Vice-Presidentes

Diretor do Centro desde a sua fundação, Boaventura de Sousa Santos é responsável pela coordenação de todas as atividades de investigação e pela representação externa.

O Conselho Científico funciona em sessões plenárias compostas por todos os investigadores doutorados, um representante da equipa de investigadores não-doutorados, um representante da equipa de investigadores pós-doutorados e um representante da equipa de investigadores juniores, em comissão permanente. A Comissão Permanente do Conselho Científico é composta por 25 investigadores doutorados, incluindo ex-officio e membros eleitos pelos seus pares, um representante da equipa de investigadores não-doutorados, um representante da equipa de investigadores pós-doutorados e um representante da equipa de investigadores juniores. O Conselho Científico é atualmente presidido por Miguel Cardina, estando Bruno Sena Martins e Paula Duarte Lopes a cargo da vice-presidência.  O Conselho Científico delibera todas as questões relacionadas com as atividades de investigação do CES, de entre as quais, a definição de critérios e prioridades relativas à contratação de investigadores.

A Direção Executiva é composta por 3 membros efetivos, eleitos em Assembleia Geral, cumprindo mandatos de 3 anos. Atualmente, é constituída pelos seguintes membros efetivos: António Sousa Ribeiro (Coordenador), Júlia Garraio e Licínia Simão. João Paulo Dias foi nomeado Diretor-Executivo. A Direção Executiva é responsável pela implementação das linhas gerais formuladas pela Assembleia Geral e pelo Conselho Científico; pela coordenação e supervisão dos serviços administrativos e técnicos de apoio à investigação (logística, manutenção, contabilidade, trabalho administrativo, etc.); e pela submissão dos relatórios anuais à Assembleia Geral.

A Assembleia Geral de Investigadores é composta por todos os investigadores, tendo a cargo decisões sobre as grandes linhas de atividade do Centro; discute e aprova o orçamento anual; avalia o relatório financeiro e o plano de atividades proposto pela direção, sob recomendação do Conselho Científico e toma decisões relativas à admissão de novos membros. É atualmente presidida ex-officio pelo Magnífico Reitor da Universidade de Coimbra, João Gabriel Silva, sendo a vice-presidente, Cláudia Pato de Carvalho e a secretária, Susana Costa.

O Conselho Fiscal é composto por três associados do CES, Presidente - Catarina Frade, Vogal - Ana Maria Seixas, Vogal - Sara Araújo, cabendo-lhe acompanhar a execução do orçamento, emitir parecer sobre os instrumentos de gestão, examinar as contas e emitir parecer sobre o relatório de contas.