Apresentação das publicações do CES

O CES edita várias publicações com o objetivo de difundir estudos académicos originais e relevantes, produzidos a nível nacional e internacional.

A Revista Crítica de Ciências Sociais é uma edição quadrimestral. Publica artigos originais que apresentem resultados de investigação avançada e de reflexão teórica inovadora em todas as áreas das ciências sociais e das humanidades. Privilegia trabalhos com potencial transdisciplinar e que concorram para a discussão teórica, a reflexão epistemológica e o conhecimento crítico da realidade contemporânea, à escala global. Acolhendo contributos relativos a todos os contextos geográficos, concede atenção particular a trabalhos que contribuam para a reflexão sobre o Sul Global. Toda a colaboração é submetida a um exigente processo de arbitragem científica, em regime de duplo anonimato.

A e-cadernos cesé uma publicação semestral, que visa promover a divulgação de investigação avançada produzida no âmbito das ciências sociais e humanas, privilegiando perspetivas críticas e inter-/transdisciplinares. Publicada em versão eletrónica, a e-cadernos ces privilegia artigos originais, resultantes de conferências, seminários e workshops, assim como textos de pesquisas efetuadas no âmbito de programas de formação avançada e de projetos de investigação científica. Todos os números são temáticos e organizados com recurso a convite à apresentação de artigos. Os textos são submetidos a um rigoroso processo de arbitragem científica em regime de duplo anonimato.

A Cescontexto é uma publicação online de resultados de investigação e de eventos científicos realizados pelo CES.

A Oficina do CES é uma publicação online dedicada à divulgação de textos originais resultantes de investigação em curso. Publica, atualmente, 12 números anuais.

Cabo dos Trabalhos é a revista eletrónica dos Programas de Doutoramento do Centro de Estudos Sociais, em parceria com a Faculdade de Economia, a Faculdade de Letras, a Faculdade de Direito e o Instituto de Investigação Interdisciplinar da Universidade de Coimbra. Publica exclusivamente ensaios de estudantes dos Programas, conferências proferidas por professores/as convidados/as, entrevistas, informações e outras notas de interesse.

A Coleção CES/Almedina procura espelhar a interdisciplinaridade que marca a investigação realizada no CES, bem como uma diversidade de temáticas centradas nas ciências sociais e humanas. Esta parceria visa potenciar as vantagens resultantes do encontro entre o prestígio da Editora Almedina e a produção científica realizada no CES.

No âmbito do Observatório sobre Crises e Alternativas, publicam-se os Cadernos do Observatório, divulgando resultados da investigação em curso, e o Barómetro das Crises, que visa a intervenção, empiricamente sustentada, no debate público.