Paulo Peixoto

pp@uc.pt

Paulo Peixoto é Professor Auxiliar da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) e pesquisador do Centro de Estudos Sociais (CES), integrando o núcleo "Cidades, Cultura e Arquitetura (CCArq)". Faz parte de: Instituto Internacional para a Pesquisa e a Ação sobre Fraude Académica e Plágio; Grupo de Pesquisa "Arte, Cultura e Poder" (CNPq/UERJ), universidade onde foi Professor visitante em 2014; Grupo de Pesquisa "Geografia, Turismo e Patrimônio Cultural" (CNPq/UNICAMP). É colaborador do grupo de pesquisa "Laboratório de Estudos Urbanos e Culturais" (CNPq/UFS). Integra e coordena o Observatório das Políticas de Educação e Formação (CES/ULHT). Coordena o curso de Mestrado em Sociologia da FEUC. Leciona na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra em vários cursos de primeiro, segundo e terceiro ciclos. Leciona igualmente no III (Instituto de Investigação Interdisciplinar) ao nível do terceiro ciclo e na FLUC (Mestrado em Património Cultural e Museologia e Mestrado em Estudos Artísticos). Doutorado em Sociologia pela Universidade de Coimbra (2007), é licenciado (em 1994, com parte da formação realizada na Universidade Católica de Lovaina) e mestre (1997) em Sociologia pela Universidade de Coimbra. Executa atualmente projetos de investigação sobre patrimônio e turismo e sobre ensino superior. Desenvolve atividades de extensão coordenando a avaliação de projetos de intervenção social e de políticas públicas e é Diretor da Ensino Superior Revista do SNESup. Tem desempenhado diversas funções de gestão no Centro de Estudos Sociais, na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e no SNESup. Os interesses atuais de investigação centram-se nos domínios das cidades e culturas urbanas, patrimônio, turismo, mobilidade, ensino superior e políticas de educação e ciência.

Gomes, R.M.; Lopes, J.T.; Cerdeira, L.; Vaz, H.; Ganga, R.; Silva, J.P.; Silva, S.; Peixoto, P.; Machado, M.L.; Brites, R.; Patrocínio, T.; Cabrito, B. (2017), "L'emigration portugaise qualifiée dans le contexte européen", Hommes & Migrations, avril-septembre, 1317-18 (double), 93-104

Livro

Almeida, Filipe; Seixas, Ana; Gama, Paulo; Peixoto, Paulo; Esteves, Denise (2016), Fraude e plágio na Universidade: a urgência de uma cultura de integridade no Ensino Superior. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra

Cardielos, João Paulo; Lobo, Rui; Peixoto, Paulo; Mota, Eduardo (2016), Coimbra: cidade à procura de um rio, in Peixoto, Paulo, Cardielos, João Paulo (org.), A água como património: experiências de requalificação das cidades com água e das paisagens fluviais. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 187-205