Clara Keating

Clara Keating (M.Phil, Cambridge, PhD, Lancaster), Professora Auxiliar de Estudos Linguísticos e do Discurso na Faculdade de Letras e investigadora do NHUMEP/CES, Universidade de Coimbra. Desenvolve pesquisa sociolinguística crítica sobre multilinguismo, ideologias linguísticas e lectoescrita como acção e actividade textualmente mediada, em contextos de migrações em português nos EUA, Reino Unido e Portugal. Delegada nacional da rede Novos Falantes na Europa (COST), tem vindo a colaborar na formação ao longo da vida em português língua estrangeira, educação e comunicação intercultural, aprendizagem informal e letramentos em contextos digitais. As suas publicações mais recentes incluem "Migration, Multilingualism and Language Policies in Portugal and the United Kingdom: a polycentric approach" in Luiz Paulo Moita Lopes (ed.), Global Portuguese: Linguistic Ideologies in Late Modernity. London: Routledge, 2015 (com Olga Solovova e Olga Barradas); "Language, literacy and linguistic diversity in Portugal: discourses past and present" in Martin-Jones & Magalhães' special issue on "Discourses about Literacy in Brazil, Portugal and Timor-Leste", International Journal of the Sociology of Language, forthcoming. Os seus cursos em 1º, 2º e 3º ciclo articulam temas de linguística, discurso e sociolinguística com os estudos sociais, feministas, culturais e da antropologia, em particular a relação entre linguagem, literacia, ideologia e poder.

Keating, Clara (2018), "Biographizing migrant experience: storytelling, story writing and the projection of identities across events", International Journal of the Sociology of Language, Special Issue. "Linguistics of participation and exclusion. New speakers' struggles for mobility in Europe.Edited by Márquez-Reiter, R. and Martín Rojo, L., tba, tba

Keating, Clara (2018), "Language, literacy and linguistic diversity in Portugal: past and present discourses", International Journal of the Sociology of Language, Special issue "Discourses about Literacy: Critical, Historical and Ethnographic Research in Brazil, Portugal and Timor-Leste", Marilyn Martin-Jones & Izabel Magalhães, eds., tba, tba

Keating, Clara (2017), Do sofá para fora do armário: linguística ao lado, in Isabel Caldeira, Graça Capinha e Jacinta Matos (org.) (org.), The edge of one of many circles: homenagem a Irene Ramalho Santos. Coimbra: Imprensa da Universidade de Coimbra, 203-207