José António Bandeirinha

José António Bandeirinha (Coimbra, 1958). É arquitecto pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto (1983). Exerce profissionalmente e é Professor Catedrático do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra, onde se doutorou em 2002 com uma dissertação intitulada O Processo SAAL e a Arquitectura no 25 de Abril de 1974. Tomando como referência central a arquitectura e a organização do espaço, tem vindo a dedicar-se ao estudo de diversos temas correlatos — cidade, habitação, teatro, cultura. Publica regularmente e é autor de diversos livros e de algumas dezenas de artigos. Foi presidente da Comissão Científica do Departamento de Arquitectura da Universidade de Coimbra (2002-2004 e 2006-2007). Foi Pró-Reitor para a Cultura da Universidade de Coimbra (2007 a 2011). Foi Director do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (2011-2013). Foi Comissário da Exposição Fernando Távora Modernidade Permanente, cujo coordenador foi Álvaro Siza, integrada em Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012. Foi Consultor Científico da Exposição O Processo SAAL Arquitectura e Participação 1974-1976, comissariada por Delfim Sardo e organizada pelo Museu de Arte Contemporânea de Serralves em colaboração com o Canadian Centre for Architecture, Montréal, Canadá. (2014-2015). José António Bandeirinha tem vindo a trabalhar regularmente sobre as consequências urbanas e arquitectónicas das práticas políticas, com especial incidência no Século XX português.

Livro

Bandeirinha, José António; Sardo, Delfim; Moniz, Gonçalo Canto (orgs.) (2016), 74-14 Saal and Architecture. Coimbra: e|d|arq, Centre for Social Studies, Fundação

Bandeirinha, José António (2016), A debate on the future of a furure-making process. Round table with Raúl Hestnes Ferreira, Eduardo Souto Moura and Álvaro Siza, in José António Bandeirinha; Delfim Sardo; Gonçalo Canto Moniz (org.), 74-14 SAAL and Architecture. Coimbra: Centro de Estudos Sociais, Fundação de Serral, 19-40

Bandeirinha, José António; Rabaça, Armando (2016), Museu Machado de Castro, Coimbra, 1991-2010 Exercícios de Sobreposição, in Luís Santiago Baptista (org.), Arquitetura em Concurso: percurso crítico pela modernidade portugues. Porto: Dafne Editora, 136-143